Investigação
PF faz operação em SC para combater fraudes contra o INSS
Irmãos criavam falsos vínculos pra receber pensão por morte de beneficiários
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Polícia Federal iniciou na terça-feira uma operação para combater um bando suspeito de fraudar benefícios do INSS. Três ordens de busca e apreensão foram cumpridas em Camboriú. Três irmãos são suspeitos de desviar pelo menos R$ 150 mil da previdência com pensão por mortes fakes.
A operação Concubinato 2 é resultado da análise de materiais apreendidos na primeira fase da operação, em agosto. Durante as investigações, a PF identificou um novo núcleo do grupo criminoso, composto por três irmãos, que criava falsos vínculos de dependência com segurados falecidos do INSS.
Continua depois da publicidade
O objetivo era dar para outras pessoas a possibilidade de receber pensão por morte de forma fraudulenta. O valor que eles cobravam para vender o benefício ainda não foi informado pela PF.
De acordo com levantamentos do INSS, apenas os três irmãos movimentaram cerca de R$ 150 mil em benefícios indevidos. A operação apura os crimes de estelionato previdenciário e organização criminosa.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
