O comediante de stand-up Edu Fênix – um maconheiro assumido – não levou muito a sério a determinação da polícia catarinense em multar a galera que fuma um baseado na beira da praia. Na semana que passou, Edu aproveitou sua apresentação num stand up comedy de Balneário Camboriú para postar um vídeo tirando sarro da situação.
À primeira vista, quem assiste ao vídeo pensa que é uma abordagem real da Polícia Militar, graças a uma hipotética câmera de vídeo na farda do policial. Mas à medida em que o diálogo entre Fênix ...
À primeira vista, quem assiste ao vídeo pensa que é uma abordagem real da Polícia Militar, graças a uma hipotética câmera de vídeo na farda do policial. Mas à medida em que o diálogo entre Fênix e o agente avança, a galera já começa a ver que é humor mesmo.
Continua depois da publicidade
“Eu vou prender você! O que você está fazendo aqui?”, ameaça o suposto guarda; “Não tem que multar. Agora vai ficar multando maconheiro?”, responde Edu, em vídeo gravado na praia Central.
Diante do alerta do guarda, que adverte que “não se pude fumar em Santa Catarina”, o humorista nega que iria fazer uso do baseado e implica com o policial ao dizer que estaria contando moedas e balas que tinha no bolso, e não mexendo num cigarrinho da erva. O guarda pede os documentos e uma nota de “R$ 420” aparece no bolso – alusão ao horário das 4h20 da tarde, consagrado pelos maconheiros em todo o mundo.
O esquete termina com Edu dando um jeitinho de divulgar o show “Chapei! Baseado em fatos reais” – que rolou no final de semana – e também com ele correndo do policial após ser flagrado com um baseadão gigante na orla.
Edu também faz referências à abordagem polêmica de pessoas pobres determinada pelo prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis – isso no trecho em que o guarda ameaça o rapaz dizendo que se ele estivesse em Floripa, seria “colocado num ônibus e mandado embora”.
O show de Edu rolou no Porão Comedy, tradicional casa de stand up de Balneário, e foi marcado pela irreverência do humorista que confessou não estar “preparado” para ser multado pelo consumo de maconha em Santa Catarina. “Não tenho 1700 reais para pagar de multa”, ironizou.
Edu Fênix faz parte da cena do humor de Curitiba, no Paraná, onde atua também como roteirista e diretor criativo do Curitiba Comedy Club.
Conhecido pelo estilo irreverente e pelo humor abertamente autobiográfico, ele ganhou destaque justamente com o espetáculo solo “Chapei!...”, que transforma experiências do universo dos maconheiros em piadas que conectam rapidamente com a galera adulta. Seus shows são sempre para o público 18+.