TEMPORADA À VISTA
Proibido dar comida pra pombos ou levar pets nas praias de BC
Balneário Camboriú tem manual com o que pode e não pode fazer na praia durante temporada
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O verão tá chegando e é sempre bom reforçar as medidas de segurança e regras para curtir as praias na região. O fluxo de turistas aumenta, o trânsito congestiona e muitos pontos turísticos e balneários lotam. Por isso, a boa convivência e o respeito fazem toda a diferença.
Balneário Camboriú já se prepara para o início da temporada 2025/2026 e montou um manual do que é proibido e o que é permitido fazer ao longo da orla. Para o diretor de Fiscalização de Obras e Atividades Urbanas, Artur Gayer, as regras são para proteger as pessoas, preservar o meio ambiente e manter a orla acolhedora.
Continua depois da publicidade
O que não pode fazer na orla de BC?
A faixa de areia é exclusiva para pessoas e animais não são bem-vindos. Apenas cães-guias identificados têm passe livre.
A prática esportiva é proibida entre 7h e 18h, de dezembro a março. No resto do ano, a medida continua valendo, mas das 7h às 17h. Quem quiser curtir a praia enquanto se exercita precisa recorrer ao trecho da praia Central entre as ruas 4500 e 4800.
Outro ponto polêmico é a demarcação do espaço da areia. É proibido “lotear” a praia, com tendas ou qualquer estrutura, desde que a intenção seja reservar áreas exclusivas. Descartar lixo na praia também é proibido.
Acender fogueiras, acampar, fazer eventos sem autorização da prefeitura, usar churrasqueiras e equipamentos sonoros são proibidos.
Os banhistas também estão impedidos de estacionar na faixa de areia e alimentar pombos. Jet-skis, lanchas e outras embarcações a motor não podem navegar a menos de 200 metros.
O que se pode fazer na orla de BC?
Descartar corretamente o lixo nas lixeiras ao longo da orla e separar os resíduos são práticas bem-vindas.
Continua depois da publicidade
Para reduzir o trânsito durante a temporada, os moradores e turistas podem pegar o BC Bus, que é gratuito.
O respeito às placas de sinalização, como água própria pra banho e evitar áreas perigosas, é fundamental. Para denunciar as irregularidades encontradas, ligue 153 ou 0800-644-3388.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
