PREVIDÊNCIA
INSS começa a devolver dinheiro de descontos indevidos a herdeiros e pensionistas
Medida vale para cobranças feitas entre março de 2020 e março de 2025
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
O INSS começa nesta quarta-feira a devolver valores descontados por engano dos benefícios de pessoas que já faleceram. Esses descontos, feitos por entidades associativas entre março de 2020 e março de 2025, atingiram cerca de 800 mil beneficiários. Agora, pensionistas e herdeiros podem pedir o dinheiro de volta.
Como pedir a devolução
Continua depois da publicidade
Para os pensionistas que recebem pensão por morte, o pedido de devolução é simples e pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, telefone 135, no PrevBarco ou em qualquer agência dos Correios. Após a solicitação, o valor devolvido será dividido entre todos os pensionistas vinculados ao mesmo benefício.
Para herdeiros que não recebem pensão, o pedido tem duas etapas.
Primeiro, é preciso comprovar que você é herdeiro: no Meu INSS, acesse “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, escolha “Benefício de Pessoa Falecida” e clique em “Pedir Análise”. Envie a documentação necessária (escritura ou alvará, documento com foto e comprovante de endereço).
Depois, quando o INSS confirmar a sua condição, entre em “Consultar Pedidos”, ache o pedido “Cadastrar Sucessor/Herdeiro”, confira os descontos indevidos e envie a declaração final. O valor será dividido entre todos os herdeiros cadastrados.
Prazo ampliado para outros segurados
Aposentados e pensionistas que ainda não contestaram descontos indevidos agora têm até 14 de fevereiro de 2026 para fazer o pedido.
Até agora, mais de 6 milhões de pessoas contestaram descontos, e R$ 2,54 bilhões já foram devolvidos.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
