SANTA CATARINA
Bombeiros catarinenses atendem mais de 300 ocorrências em mais de 50 cidades afetadas por ciclone
Maior parte dos estragos foi nas regiões oeste e sul
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu mais de 300 ocorrências em mais de 50 cidades relacionadas aos fortes ventos e chuvas que atingiram Santa Catarina entre sexta-feira e sábado devido à passagem de um ciclone. A Defesa Civil Estadual confirmou a formação de três tornados na região oeste, entre as mais atingidas no estado.
“Seguimos monitorando os estragos causados pela passagem de uma frente fria e pela formação do ciclone extratropical em SC. Três tornados já foram confirmados. Dionísio Cerqueira decretou estado de emergência e há outros municípios em análise, principalmente no oeste e no sul”, comentou o governador Jorginho Mello (PL), no sábado. A frente fria avançou para o sudeste neste domingo, se afastando da costa brasileira.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, as equipes da Defesa Civil e bombeiros ainda estão em campo atendendo às ocorrências e prestando ajuda humanitária. Até a noite de sábado, os bombeiros somavam 308 atendimentos em 53 municípios. As principais ocorrências foram destelhamentos, quedas de árvores, avaliação de riscos e entrega de lonas, especialmente nas regiões oeste e sul do estado.
Na região Oeste, onde foi confirmada a passagem de três tornados, foram registradas mais de 200 ocorrências, com destaque para Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz e Xaxim. O atendimento nas cidades se concentrou na distribuição de lonas às famílias atingidas e na reestruturação dos municípios, com a limpeza de vias e retirada de árvores.
Em Xanxerê, uma pessoa foi resgatada num elevador e 163 casas sofreram com destelhamentos. Também no oeste, em Faxinal dos Guedes três carros foram atingidos por barreira na BR 282, mas ninguém se feriu. Já no sul, as equipes atenderam casos em Criciúma, Sombrio, Turvo, Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Forquilhinha, com destaque para o resgate de uma pessoa deficiente que ficou ilhada dentro de um carro.
Governador no oeste
O governador Jorginho Mello visita Dionísio Cerqueira neste domingo. A agenda no município conta com uma reunião técnica na Escola Jacob Maran para reforçar o apoio do estado na reconstrução das áreas e estruturas castigadas devido à passagem de um tornado.
Outros dois tornados registrados na região oeste atingiram Xanxerê e Faxinal dos Guedes. O fenômeno meteorológico foi constatado por meio de análises de radar, inspeções em campo e registros fotográficos dos danos registrados nas áreas afetadas.
As coordenadorias regionais da Defesa Civil atuaram no fornecimento de lonas e assistência emergencial às prefeituras, monitorando áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos. De acordo com o órgão, os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados, padrão característico do fenômeno.
Além dos tornados, o oeste foi atingido por fortes tempestades, com rajadas de ventos acima de 80 km/h, granizo e chuvas intensas. Os danos registrados incluíram destelhamentos, queda de árvores, interrupções na rede elétrica e bloqueios de vias. Na região sul, as ocorrências foram mais devido à chuva, com volume de 124 mm em apenas 12 horas.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
