Um barulhão se propagou pelo céu da região com a decolagem do jato supersônico Gripen F-39, por volta das 9h desta quarta-feira. O caça, de matrícula FAB 4111, partiu do Aeroporto Internacional de Navegantes com destino à Base Aérea de Anápolis (GO), onde pousou pouco mais de uma hora depois. Este foi o primeiro voo da aeronave em território brasileiro.
Esta é a segunda operação do tipo em Navegantes, em 2025. O FAB 4111 chegou ao Brasil na última sexta-feira, após viagem marítima desde a Suécia. Após desembarcar na Portonave, o caça foi levado ...
Esta é a segunda operação do tipo em Navegantes, em 2025. O FAB 4111 chegou ao Brasil na última sexta-feira, após viagem marítima desde a Suécia. Após desembarcar na Portonave, o caça foi levado em comboio pelas ruas de Navegantes até o aeroporto, onde passou por ajustes técnicos feitos pela equipe da fabricante Saab.
Continua depois da publicidade
Entre os preparativos, foram feitos abastecimento, instalação do kit de sobrevivência, assento ejetável e preparo de acionamento em solo. Com todas as fases da operação concluídas, a decolagem do FAB 4111 rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN) foi autorizada. A aeronave será incorporada ao acervo do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar.
Cada novo F-39 Gripen entregue representa um avanço estratégico. O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), major-brigadeiro do ar Mauro Bellintani, destaca que o projeto FX-2 é fruto de uma série de interações entre diferentes órgãos do Comando da Aeronáutica e a Saab.
“O mais importante é esta satisfação de podermos entregar à Força Aérea mais uma capacidade, ou seja, um poderoso vetor, para que continue a cumprir com excelência a missão constitucional de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro”, destacou.
O projeto descreve o caça como o que há de mais moderno em defesa aérea. O F-39 Gripen reúne tecnologias de ponta, com sistemas, sensores e armamentos avançados para operação em ambientes hostis e cenários de combate complexos.