NOVA FASE
Portonave inicia obras de adequação no outro lado do cais
Avanço marca conclusão da primeira etapa do projeto pra receber navios gigantes
João Batista [editores@diarinho.com.br]
As obras de adequação do cais da Portonave entraram em nova fase neste mês. Os trabalhos são tocados no outro lado do terminal, após a conclusão da primeira etapa em setembro, representando mais da metade do projeto executado. A segunda fase segue em andamento e deve ser entregue no segundo semestre de 2026, sem interrupções nas operações do porto.
Com a adequação, a Portonave ampliará a capacidade de movimentação de 1,5 milhão pra 2 milhões de TEUs (unidade padrão de contêiner), reduzirá emissões atmosféricas e consolidará a liderança em eficiência, reconhecida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com 118 movimentos por hora no terminal.
Continua depois da publicidade
A execução do projeto começou em 2024, com investimento 100% privado de R$ 1 bilhão. A obra prepara o porto pra receber os maiores navios em operação no mundo, de até 400 metros, e está integrada a investimentos também na modernização de sistemas de operação e em equipamentos pra movimentação de contêineres.
A Portonave completou 18 anos na última terça-feira. Atualmente, o complexo portuário recebe navios de até 350 metros. Nesta sexta-feira, é prevista a atracação de um dos maiores navios atendidos pela Portonave, o MSC Ellen, de 346,98 metros. O recorde do terminal e do complexo foi com o APL Paris, do armador CMA CGM, de 347,4 metros, em 2020.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
