FRENTE FRIA
Massa de ar polar muda o clima e traz frio intenso
Regiões enfrentam queda acentuada nas temperaturas e sensação térmica de inverno
Bruna Amorim (sob supervisão) [editores@diarinho.com.br]
No domingo, cidades do sul registraram uma mudança brusca no clima. Uma forte massa de ar polar avançou sobre o país, provocando um frio intenso e fora de época, com temperaturas típicas de julho.
De acordo com meteorologistas, o ar polar derrubou as mínimas e máximas em poucas horas. Em municípios serranos, houve registro de geada e sensação térmica próxima de zero grau. Até no litoral, que tende a ser mais quente, o frio surpreendeu os moradores.
Continua depois da publicidade
As previsões indicam que o frio deve permanecer nos próximos dias, especialmente nas madrugadas e manhãs. O laboratório de Climatologia da Univali registrou mínima de 12,7°C em Itajaí e 11,8°C em Camboriú. “Para a semana teremos mínimas entre 11/17°C e máximas entre 22/28°C. O início da semana será mais frio com temperaturas em elevação no decorrer da semana”, informou o climatologista Sergey Araújo. De segunda até sexta haverá bons períodos de sol, intercalando com momentos de céu fechado. Pode rolar chuva fraca diária, geralmente na madrugada, início da manhã ou noite.
Bruna Amorim (sob supervisão)
Bruna Amorim; estagiária no DIARINHO, em formação pela Univali, com atuação em jornalismo digital e foco em produção audiovisual em notícias locais.
