Com a mudança, o acesso pra avenida Martin Luther se dá pela avenida das Gaivotas, com uma segunda opção pela rua Flamingo, que voltou a ser mão dupla. Segundo o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho, o fim da faixa inversa na avenida do Estado Dalmo Vieira acontece após o novo asfalto nas ruas Codorna e Flamingo e na avenida das Gaivotas.
Continua depois da publicidade
“Após a inauguração do novo trecho da avenida Martin Luther, foi aberta essa via reversa na avenida do Estado, até em razão das obras de requalificação da avenida das Gaivotas, rua Flamingo e outras vias do bairro Ariribá. Agora, como já está em fase final a requalificação, desativaremos a via reversa”, explicou.
Na revitalização das ruas do Ariribá, ainda está pendente a pintura da sinalização horizontal. No momento, cones e placas orientam os motoristas. A prefeitura informou que as vias Flamingo, Gaivotas, Codorna e Coleirinha, que ganharam novo asfalto, receberão a sinalização horizontal nesta segunda-feira, após o tempo de cura do asfalto.
Inicialmente, a prefeitura previa concluir a pintura pra decidir sobre o fim da mão inversa. A faixa invertida da avenida do Estado Dalmo Vieira foi implantada de forma temporária, após reclamação de motoristas e moradores diante do fluxo de acesso à avenida Martin Luther ser todo pela subida da avenida das Gaivotas. Agora os motoristas ganharam uma alternativa também pela rua Flamingo.
Impactos em vias laterais
Apesar da segunda opção pro binário, no final da rua Flamingo, os motoristas ainda são obrigados a entrar na avenida das Gaivotas pra acessar a avenida Martin Luther. Com isso, a entrada da rua Japuaçu pela avenida das Gaivotas foi fechada. Para adoção da mão dupla na rua Flamingo, foi retirado o estacionamento na primeira quadra, entre a avenida do Estado Dalmo Vieira e a rua Coleirinha.
A implantação da mão dupla na rua Flamingo agora permite cruzar a avenida do Estado Dalmo Vieira até a rua Miguel Matte, para quem está saindo do bairro Ariribá. Já na avenida do Estado Dalmo Vieira, o fim da faixa reversa implicou em mudanças em vias laterais, como nas ruas Uganda e Uruguai.
Na nova configuração, a rua Uganda teve seu sentido alterado como saída do bairro das Nações (sentido avenida do Estado Dalmo Vieira) e a rua Uruguai como entrada ao bairro (sentido inverso), com uso de sinaleira no encontro com a avenida Martin Luther. O ponto de ônibus na esquina da avenida do Estado Dalmo Vieira com a rua Andorinha, próximo à Unimed, está desativado.
Revitalização na avenida do Estado
A nova rodada de mudanças também abre espaço pra reurbanização da avenida do Estado Dalmo Vieira, no trecho entre a rua Uganda e Avenida das Gaivotas, que vai ganhar ciclovia e terá conclusão da retirada do canteiro central no trecho do supermercado Meschke.
A prefeitura informou que, já nesta semana, será iniciada a requalificação asfáltica da avenida do Estado Dalmo Vieira no trecho da revitalização, bem como as obras de mudança de canteiro e a posterior implementação da ciclovia.
Continua depois da publicidade
A opção de acesso à avenida Brasil e ao centro da cidade pela rua Miguel Matte não muda para quem vem de Itajaí pela avenida do Estado Dalmo Vieira. Basta se manter à esquerda na faixa junto à rotatória antes da avenida das Gaivotas.
Para a entrada do binário da Martin Luther, em breve o município projeta uma terceira opção pela rua Pardal, no Ariribá. A abertura do acesso vai depender da ligação da rua Pardal com a rua João de Barro. O processo pra desapropriação de dois terrenos no trecho está em andamento.
Na terceira etapa do binário da Martin Luther, a avenida será prolongada pelo Ariribá até a Praia Brava, fazendo conexão direta com Itajaí. As obras da última fase do projeto devem iniciar no ano que vem.
Continua depois da publicidade