TRADIÇÃO
Navegantes terá evento musical com celebração à capoeira e ao samba
Fim de semana terá programação com mestres de capoeira, samba de roda e lançamento de disco
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Navegantes recebe neste fim de semana o evento musical “Timbres e vozes ancestrais: Capoeira Angola e Roda do Recôncavo”, que celebra as tradições afro-brasileiras com apresentações de artistas da comunidade, incluindo mestres da capoeira e do samba. A programação será gratuita no CEU das Artes e na Ojinjé – Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana, com inscrições por meio de formulário online.
A programação começa no sábado, às 14h, no CEU das Artes, com a apresentação musical “Rezo convida Mestre Góes e Mestre Latino”, com as artistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira. Em seguida, vão rolar oficinas de Capoeira Angola com os mestres Careca e Gato Góes, além de rodas de capoeira e a cerimônia de troca de graduação, conduzida pelo Mestre Latino (Gian Carlos Rio dos Santos).
Continua depois da publicidade
No domingo, das 9h às 13h, as atividades serão na sede da Ojinjé, com oficina de Samba de Roda do Recôncavo ministrada pelos mestres Gato Góes e Sinésio Souza Góes, este último uma referência internacional no gênero. O dia contará ainda com o lançamento do disco “Canções pra roda”, que celebra os 25 anos de trajetória cultural do Mestre Latino. O evento será encerrado com rodas de samba e capoeira em clima de celebração coletiva.
O evento é promovido pela Ecos de Santo Amaro e pela Fundação Cultural de Navegantes, com apoio da Ojinjé e integra ações da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com o Ministério da Cultura e o governo federal.
Todas as atividades acontecerão em locais com estrutura acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O evento reforça o compromisso com a inclusão e a valorização das manifestações populares como espaços de convivência e cultura.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
