ELEIÇÕES
Presidente do MDB diz que partido precisa se fortalecer pra garantir vaga de vice-governador na eleição de 2026
“O MDB precisa estar forte para poder ter a vaga garantida”, disse Nilson Probst ao DIARINHO
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Durante passagem pelo DIARINHO para participação no programa Desembucha JC, Nilson Probst (MDB), vice-prefeito de Balneário Camboriú e presidente municipal da sigla, falou sobre o cenário político estadual para a eleição de 2026. A preocupação do MDB é com a movimentação do governador Jorginho Mello (PL), que tem sinalizado interesse em uma aliança com o PSD. Com os dois partidos de peso no mesmo grupo, a vaga de vice estaria em disputa direta.
Nilson também citou outras disputas importantes no cenário eleitoral. “O grande problema do Jorginho é a vinda do filho do presidente, Carlos Bolsonaro, que fechou uma vaga para o senado. Temos uma vaga do senado definida e uma vaga de vice. Temos também o Esperidião Amin brigando por outra vaga no Senado, com a possibilidade do PSD estar nessa vaga do Senado. Tem o MDB que busca a vaga de vice, e pode o PSD ser o vice também. É uma briga grande. Um jogo grande, uma grande incógnita, é o que vai ter que ser fechado nesse jogo de xadrez nos próximos meses”, disse Nilson.
Continua depois da publicidade
O vice-prefeito comentou que a prefeita de BC, Juliana Pavan, deixou claro ao governador que tem compromisso com o partido dela, o PSD. Já sobre a possibilidade de o MDB ficar de fora da majoritária, caso haja acordo entre João Rodrigues (PSD) e o governador, Nilson diz que o partido precisa trabalhar a base. “Tenho dito há muito tempo para o deputado federal Carlos Chiodini, que é o nosso presidente estadual, que o MDB precisa fazer esse movimento muito forte. Foi o que eu fiz em Balneário na época, formando um grande time. Tanto é que hoje o MDB tem a segunda maior bancada do governo, só perde para o PL, que era o governo na época. O MDB precisa estar forte para poder ter a vaga garantida”, destacou.
Nilson finalizou informando que o MDB não terá candidato a deputado estadual e federal por BC em 2026. “Era um acordo que nós tivemos lá durante as eleições. A gente precisa cumprir os acordos, quem me conhece sabe que eu tenho essa maneira de trabalhar. Esse acordo será cumprido”, garantiu.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
