ELEIÇÕES
Presidente do MDB diz que partido precisa se fortalecer pra garantir vaga de vice-governador na eleição de 2026
“O MDB precisa estar forte para poder ter a vaga garantida”, disse Nilson Probst ao DIARINHO
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Durante passagem pelo DIARNHO para participação no programa Desembucha JC, na noite de quarta-feira, Nilson Probst (MDB), vice-prefeito de Balneário Camboriú e presidente municipal da sigla, falou sobre o cenário político estadual para a eleição de 2026. Segundo ele, o partido precisa se fortalecer para garantir a vaga de vice-governador numa possível coligação com o PL.
A preocupação do MDB é com a movimentação do governador Jorginho Mello (PL), que tem sinalizado interesse em uma aliança com o PSD. Com os dois partidos de peso no mesmo grupo, a vaga de vice estaria em disputa direta. “O MDB precisa estar forte para poder ter a vaga garantida. É um grande jogo, uma grande incógnita que vai ser definida nos próximos meses”, avaliou Nilson.
Continua depois da publicidade
Ele também citou outras disputas importantes no cenário eleitoral. “O grande problema do Jorginho é a vinda do filho do presidente, Carlos Bolsonaro, que fechou uma vaga para o senado. Temos uma vaga do senado definida e uma vaga de vice. Temos também o Esperidião Amin brigando por outra vaga no Senado, com a possibilidade do PSD estar nessa vaga do Senado. Tem o MDB que busca a vaga de vice, e pode o PSD ser o vice também. É uma briga grande. Um jogo grande, uma grande incógnita, é o que vai ter que ser fechado nesse jogo de xadrez nos próximos meses”, disse Nilson.
O vice-prefeito ainda comentou que a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, deixou claro ao governador que tem compromisso com o partido dela, o PSD, e caso o partido tenha candidato, o apoiará. Questionado sobre a possibilidade de o MDB ficar de fora da majoritária, caso haja acordo entre João Rodrigues (PSD) e Jorginho Mello, Nilson afirmou que o partido precisa trabalhar sua base. “Tenho dito há muito tempo para o deputado federal Carlos Chiodini, que é o nosso presidente estadual, que o MDB precisa fazer esse movimento muito forte. Foi o que eu fiz em Balneário Camboriú na época, formando um grande time. Tanto é que hoje o MDB tem a segunda maior bancada do governo, só perde para o PL, que era o governo na época. O MDB precisa estar forte para poder ter a vaga garantida”, destacou.
Nilson também revelou que o MDB não terá candidato a deputado estadual nem federal por Balneário Camboriú nas próximas eleições. “Era um acordo que nós tivemos lá durante as eleições. A gente precisa cumprir os acordos, precisa ter palavra, e quem me conhece sabe que eu tenho essa maneira de trabalhar. Esse acordo será cumprido”, garantiu.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"