ECONOMIA
Supermercadistas e o ranking das maiores do sul
Revista explicou que empresas não enviaram balanços financeiros para a pesquisa
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Líderes supermercadistas em Santa Catarina, os grupos Pereira, dono do Fort e Comper, e Koch, dono do SuperKoch e Komprão, não apareceram na lista das 100 maiores empresas do estado no ranking “500 Maiores do Sul”, da revista Amanhã e da consultoria PwC Brasil. No ramo supermercadista, apenas o Giassi constou na pesquisa, na 73ª posição.
A revista informou não ter os dados dos grupos do Koch e do Fort porque as empresas não enviaram os balanços para o levantamento. Segundo a publicação, o ranking tem foco no balanço.
Continua depois da publicidade
“Todas as informações trazidas pelo ranking são extraídas dos balanços financeiros das empresas listadas e publicados em jornal ou fornecidas por meios oficiais da empresa. São examinadas tanto demonstrações contábeis de grupos quanto de empresas individuais”, explica.
Já o critério de classificação é um indicador exclusivo chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice é resultado da soma, com pesos específicos, de três partes do balanço patrimonial e demonstrações de resultados: patrimônio líquido (peso de 50%), receita líquida (40%) e resultado, seja lucro ou prejuízo líquido (10%).
O ranking tem foco na região sul, listando as 500 maiores e 500 emergentes, somando mil empresas estudadas. A pesquisa também faz a classificação das 100 maiores de cada estado. Em Santa Catarina, a Bunge Alimentos lidera o ranking, seguida da BRF, WEG, Aurora, Engie, Havan, Sicoob, Whirlpool, Celesc e Tupy no top 10.
Ranking da Abras
No ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que pesquisa o varejo de alimentos com base no faturamento das empresas, os grupos Pereira e Koch estão no top 10 nacional. O grupo do Fort aparece na sétima posição, com R$ 15,3 bilhões em 2024, e o Koch na 10ª posição, com R$ 10,3 bilhões no ano passado.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
