O aeroporto de Navegantes está em plano pra estimular a aviação regional em Santa Catarina. O projeto Voe Juntos, da empresa Aeroplanum, foi apresentado na terça-feira em reunião na Câmara de Transportes e Logística da Fiesc.
A proposta é de desenvolver a malha área regional, com voos frequentes com aviões pequenos. Em Santa Catarina, serão ofertados voos para nove cidades. Além de Navegantes, estão no roteiro Florianópolis ...
A proposta é de desenvolver a malha área regional, com voos frequentes com aviões pequenos. Em Santa Catarina, serão ofertados voos para nove cidades. Além de Navegantes, estão no roteiro Florianópolis, Joinville, Criciúma, São Joaquim, Lages, Joaçaba, Porto União e Caçador.
Continua depois da publicidade
As operações devem iniciar em 2026, ligando Caçador e Lages a Florianópolis. “Santa Catarina tem uma estrutura diferenciada de aeroportos regionais, capazes de operar com aeronaves menores, inclusive com voos noturnos”, explica o diretor da Aeroplanum, Geraldo Velázquez.
A empresa faz a intermediação entre operadores de aeronaves de até nove lugares com os clientes. A iniciativa envolve um pool de três operadores aéreos com oito aeronaves. O serviço freta os aviões e oferece a capacidade final com o viajante.
“Esse pool de oferta de assentos é um modelo para desenvolver a aviação regional e ampliar a oferta de voos e de cidades atendidas”, completou o diretor. O projeto Voe Juntos é pensado pra todo o país, integrando cidades do interior à malha aérea nacional e impulsionando economias locais e regionais.
Segundo a empresa, a iniciativa em sendo trabalhada há mais de um ano, com mais de 85% da implementação concluída. A etapa atual é de visitas institucionais em diversas cidades, com conversas com líderes políticos, empresários locais e comunidades que serão diretamente beneficiadas com as operações.