A primeira sexta-feira do mês é acompanhada de chuva e congestionamento intenso na região. Não tem pra onde fugir, a BR 101, ferry boat e avenida Osvaldo Reis estão completamente travadas. É sem rota alternativa e muita paciência.
Quem abre o aplicativo de monitoramento do trânsito em tempo real, o Waze, tem até uma dor de cabeça com o tanto de linhas vermelhas aparentes. A BR 101 tá um caos desde cedo e não tem previsão de melhorar.
Segundo a Arteris Litoral Sul, o motorista que segue no sentido Joinville é que fica com o pior congestionamento. A tranqueira da rodovia federal começa lá em Itapema, entre os km 149 e 143. A lentidão volta a ganhar força em Itajaí, no km 121, e vai até Balneário Piçarras, no km 102.
Os quase 20 quilômetros de tranqueira também tomam conta das pistas no sentido Floripa. O congestionamento vai de Piçarras a Itajaí, do km 102 ao 120.
A situação não alivia dentro das ruas de Itajaí e Balneário Camboriú. Para quem precisa fazer a travessia com o ferry boat, pretende ir à Marejada ou tem que passar pela Beira Rio para ir pra casa, desejamos boa sorte! Desde o ponto de embarque no ferry até o final da Beira Rio, na BRF, os carros tomam conta da pista.
As avenidas Sete de Setembro, Joca Brandão, Adolfo Konder, Reinaldo Schmithausen e Campos Novos estão complemente travadas. Já a fila na avenida Osvaldo Reis vai até Balneário Camboriú, na avenida do Estado Dalmo Vieira.
O caos no trânsito também assombra a cidade vizinha. Na Dubai brasileira, as avenidas Brasil, Central, Terceira, Quarta, das Flores, Martin Luther, Palestina e Alvin Bauer estão congestionadas.