A criação das unidades de conservação estava prevista desde 2014 em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Estadual (MPSC), a então Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (atual Inis) e a PB Internacional, fazendo parte das contrapartidas para construção do residencial Bravíssima.
Continua depois da publicidade
Só em 2023 o município decretou a criação da Apa da Orla, restando a implantação definitiva da unidade. Em junho deste ano foi assinado o decreto do parque do Canto do Morcego, que abrange 2,5 hectares entre a morraria de Cabeçudas e a Brava norte. O próximo passo é estruturar o local pra visitação, seguindo regras do plano de manejo.
Segundo o prefeito, está prevista a revitalização, custeada pela iniciativa privada, do parque do Canto do Morcego. “Ali o investimento é de aproximadamente R$ 12 milhões pra abrir o parque”, informou. Os recursos também virão de contrapartida ambiental.
“Estamos na reta final para fazer esse acordo que vai ser um ganho enorme para a nossa cidade”, comentou. O MPF não respondeu sobre o andamento do processo até o fechamento da matéria. O órgão tem um inquérito civil aberto que apura as pendências do TAC para as novas unidades de conservação e cobra a execução dos projetos.
Canto do Morcego
O projeto do parque do Canto do Morcego prevê estrutura pra visitação gratuita. O local terá trilhas ecológicas, mirantes, ciclovias, passarelas elevadas, observatórios de fauna, rampa de voo livre e pontos de contemplação. A área também tem proposta pra receber um teleférico.
O masterplan do parque divide o espaço em cinco eixos temáticos: península, paisagem compartilhada, proteção aos navegantes, oferta de experiências e educação ambiental. O documento foi feito por equipe multidisciplinar de arquitetos, biólogos, engenheiros, oceanógrafos e urbanistas, visando garantir o uso e a ocupação sustentáveis do espaço.
“Para quem acha bonito o parque Unipraias, em Balneário Camboriú, o nosso vai ser muito, muito mais bonito. Porque ali tem praias praticamente desertas, tem o Canto do Morcego, então vai ficar muito bacana”, comentou o prefeito.
Além do novo parque, Robison citou outros projetos pra região. Estão previstos a nova orla da Brava norte, a ser feita pela iniciativa privada; a revitalização da Brava sul, a ser tocada pelo município e o novo acesso pela avenida Osvaldo Reis, ligando o Morro Cortado à orla da Brava.
Continua depois da publicidade
O prefeito adiantou que pretende estar com os processos licitatórios para as obras no início do ano que vem. No TAC para a Apa da Orla, o município ainda tem pendente a criação do “Parque Linear do Ribeirão Cassino da Lagoa”, a ampliação do “Parque do Atalaia” e a demarcação do “Parque da Ressacada”.