ALERTA
Região vai ter chuva forte com temporais
Tempestades podem vir acompanhadas de raios, vendavais e granizo
João Batista [editores@diarinho.com.br]



A Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção até segunda-feira diante das chuvas que chegaram à região na tarde deste domingo e que podem ser intensas e vir acompanhadas de temporais com raios, vendavais e queda de granizo. Os volumes previstos devem passar dos 50 mm de chuva. No oeste catarinense, os temporais com granizo e ventania já causaram estragos em diversas cidades na noite de sábado.
A Defesa Civil do Estado disparou alerta severo para tempestade com vendaval e granizo nas próximas horas. A instabilidade do tempo avançou pra outras regiões ao longo deste domingo, chegando à Grande Florianópolis, ao Vale do Itajaí e ao Litoral Norte. As condições são devido ao deslocamento de uma frente fria pelo estado, associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina. Depois dos temporais, uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas e agitar o mar em toda a costa na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Para as próximas horas, a Defesa Civil do Estado alerta pra temporais isolados no Meio-oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. O órgão informa que o domingo começou com temporais intensos nas áreas de divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. “No decorrer do dia até a manhã da segunda-feira são esperadas intensas instabilidades associadas a temporais com raios, chuva intensa, vendavais e queda de granizo em todas as regiões”, alerta.
O risco de destelhamentos, queda de árvores e postes, alagamentos e enxurradas permanece como “muito alto” (alerta vermelho) nas áreas que vão do Oeste ao Médio Vale do Itajaí e entre o Planalto Sul e o Litoral Norte. Para as regiões da Foz do Rio Itajaí, Florianópolis e Litoral Sul o risco é “alto” (alerta laranja) para as ocorrências ligadas aos temporais ao longo do domingo até a madrugada de segunda-feira.
Semana começa com chuva e frio intenso
Na madrugada de segunda ainda chove na maioria das regiões, com risco de temporais isolados, mas a frente fria se afasta no decorrer do dia e o tempo volta a ficar firme. As temperaturas, porém, vão despencar no começo da semana em todas as regiões do estado, com a chegada de uma massa de ar frio.
Após calor acima de 30°C em várias cidades, já entre a noite e a madrugada de segunda os termômetros caem abaixo de 20°C na maioria das regiões, podendo marcar menos de 15°C nas áreas de serra. À noite, a queda é mais acentuada, com mínimas entre 5 e 10°C no Oeste e na Serra, e até 14°C no Litoral.
Para Itajaí e região, as mínimas devem ser de 11° na segunda e de 9° na terça-feira, conforme o laboratório de Climatologia da Univali. O mar também ficará agitado na segunda-feira, com ondas de até 3,5 metros no Litoral Sul e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h em toda a costa catarinense.
Na região de Itajaí, as rajadas devem passar dos 45 km/h. Há risco para a navegação de pequenas e médias embarcações e outras atividades no mar. Na terça-feira, o vento diminui, mas o mar segue agitado pela passagem da frente fria no oceano.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.