SANTA CATARINA
Trabalhadores de Itajaí aderem à greve estadual dos eletricitários da Celesc
Movimento cobra avanços no acordo coletivo e reposição salarial
João Batista [editores@diarinho.com.br]

Os trabalhadores da Celesc entraram em greve em todas as regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira, com adesão também na unidade regional de Itajaí. A mobilização foi anunciada pela Intersindical dos Eletricitários (Intercel) após, segundo a entidade, a falta de avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 e da proposta de reposição salarial apresentada pela empresa.
A greve foi decidida em assembleias nas regionais na quarta-feira passada. Os trabalhadores pararam às 6h da manhã desta segunda-feira, com concentração nos portões das unidades da empresa em todo o estado. Segundo a Intercel, desde o início das negociações, em 28 de agosto, a diretoria da Celesc tem adotado uma postura de intransigência, não garantindo nem a reposição da inflação sobre os direitos do acordo coletivo, impondo perdas salariais aos trabalhadores.
Continua depois da publicidade
“A greve é um instrumento legítimo diante da intransigência da empresa e da ausência de valorização dos trabalhadores. Reforçamos que a mobilização visa a defesa de direitos, a valorização profissional e a construção de um ACT justo, que reconheça o empenho de cada celesquiano no atendimento à população catarinense”, diz nota pública da entidade, pedindo compreensão e apoio da sociedade.
Com a mobilização, a categoria espera pela retomada das negociações, desde que a Celesc apresente propostas compatíveis com as reivindicações dos trabalhadores. Na sexta-feira, a Celesc tinha apresentado uma nova proposta, com reajuste salarial acima da infração, aumento do vale-alimentação e outros benefícios. O documento foi avaliado pelos trabalhadores nesta segunda-feira. Em Itajaí, a regional reprovou a contraproposta, mantendo a greve por tempo indeterminado.
Os sindicatos regionais dos eletricitários ressaltam que os serviços de urgência e emergência serão mantidos durante a greve. Por lei, o movimento deve garantir 30% do efetivo para os serviços essenciais. A gerência regional da Celesc levanta a adesão dos trabalhadores à greve em Itajaí. O Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi), que integra a Intercel, confirmou a adesão de Itajaí no movimento e também apura a adesão.
A Celesc prepara um posicionamento pra divulgar ainda na manhã desta segunda-feira.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.