Futsal
Gurizada da base de BC vai representar a Yeesco Futsal nas competições estaduais
Equipe sub-18 vai disputar o Catarinense, Copa Santa Catarina e Jogos Abertos
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]

A equipe sub-18 da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Balneário Camboriú ganhou uma missão especial a partir deste mês: representar a Yeesco Futsal nas competições estaduais adultas até o final do ano. Com o encarramento do time profissional da Yeesco anunciado neste mês, as categorias de base da parceria com a FME entrarão em quadra na Série Prata do Catarinense, Copa Santa Catarina e Jogos Abertos.
Já classificada para o mata-mata e liderando com 37 pontos na Série Prata, BC terá uma viagem longa até o meio-oeste no final de semana. No sábado visita o time de Videira, às 16h, e no domingo encara Catanduvas às 10h30. Na Copa SC, o adversário nas quartas de final será Rio do Sul, com datas dos confrontos ainda a serem definidas. A Yeesco fez a melhor campanha da sua chave no torneio, com 12 pontos.
Continua depois da publicidade
Já nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Balneário Camboriú foi campeã da fase micorregional e irá disputar o regional em outubro, buscando vaga na etapa estadual em Chapecó, em novembro.
“É uma oportunidade para que os jovens participem desta competição, mas o nosso objetivo é apenas cumprir os jogos. Estamos indo com uma equipe com idade de sub-17 e com dois atletas de 18 anos. A diferença física e técnica é gigantesca, mas vamos fazer os jogos para honrar o nome de Balneário Camboriú, para que não tenha o W.O. ou outra punição. Estamos com uma preparação muito forte e vamos oportunizar a eles também se apresentarem ao mercado”, avalia o técnico Alexandre Corrêa, que também estava integrando a comissão técnica da Yeesco. Os times da Fundação também disputam o Catarinense de base.
A decisão da Yeesco Futsal de encerrar as atividades profissionais foi motivada pelo corte total de investimento da patrocinadora que dá nome ao clube, já que a empresa está em recuperação judicial. Fundada no Rio Grande do Sul, no início do ano a equipe se mudou para BC, mas estava jogando em Itapema até a conclusão da reforma do ginásio Hamilton Linhares Cruz.
Punição no Brasileiro
Além da eliminação no Campeonato Brasileiro de Futsal, a Yeesco tomou uma punição severa da Confederação da modalidade. Pelo encerramento das atividades em meio a temporada, o clube foi suspenso por quatro anos de todas as competições promovidas pela entidade.
Também foi aplicada uma multa de R$ 30 mil e a Yeesco ainda terá que arcar com o pagamento das despesas de logística já contratadas para os jogos de oitavas de final. A Yeesco enfrentaria o Apodi (RN) no primeiro mata-mata da competição, após ter terminado em segundo lugar do seu grupo na primeira fase.
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.