Três atletas do Almirantes, de Itajaí, integraram as seleções brasileiras de Flag Football que conquistaram vagas para o Mundial de 2026 no torneio Intercontinental das Américas, disputado no Panamá, na última semana. Mateus Duarte e Nicolas Quadro atuaram no time masculino, e Gabriela Bankhardt na equipe feminina do Brasil.
O Mundial da modalidade, parecida com o futebol americano, será disputado em agosto do ano que vem na Alemanha. O football flag também foi incluído nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, o ...
O Mundial da modalidade, parecida com o futebol americano, será disputado em agosto do ano que vem na Alemanha. O football flag também foi incluído nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, o que aumentou a representatividade do esporte no mundo.
Continua depois da publicidade
O torneio masculino foi disputado por 11 países e a equipe masculina precisou derrotar Argentina e Chile no mata-mata que valia o quinto lugar do torneio para garantir a quinta e última vaga do Mundial. Na primeira fase, o Brasil havia vencido Colômbia e Guatemala, mas foi derrotado por Estados Unidos e Canadá.
Já no feminino, o Brasil também ficou com a quinta colocação no torneio, disputado por 11 países. Na primeira fase, a seleção venceu a Colômbia, mas acabou derrotada por Panamá e Estados Unidos. Como já estava com a terceira colocação da chave, o Brasil abriu mão de jogar contra a Jamaica para se preparar para a disputa do quinto lugar contra a Guatemala, e deu resultado: vitória por 46 a 6 e classificação garantida pro Mundial.
“Há muita pressão agora para que consigamos resultados, porque o flag football estará nos Jogos Olímpicos. Não estamos felizes em ficar em quinto lugar porque queríamos mais, mas estamos felizes em ir para a Alemanha", comentou Gabriela, que é embaixadora global da NFL para o flag football e jogadora da seleção brasileira. No Almirantes, ela exerce a função de coordenadora de ataque.