ITAJAÍ
Festival de música tem show do Demônios da Garoa gratuito
Shows nacionais, regionais, jam sessions e hora da sineta movimentam a cidade
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Itajaí será a capital da música até o dia 13 de setembro. O 27º Festival de Música de Itajaí abre nesta sexta-feira, às 20h, no palco Ares de Verão, com o show de boas-vindas da Banda Filarmônica de Itajaí e a participação especial do trombonista japonês Yu Tamaki Hoso. A programação do fim de semana terá pelo menos cinco apresentações, incluindo o destaque nacional: o grupo Demônios da Garoa.
Os shows acontecem nos palcos que fazem homenagem à memória cultural de Itajaí. O palco Ares de Verão, na rua Hercílio Luz, leva o nome da canção de Carlinhos Niehues. O palco Ondas da Atalaia, na Casa da Cultura, homenageia a composição de Arnou de Melo. Já o palco Samburá, no Mercado Público, faz referência à música de Chico Preto e Vê Domingos.
Continua depois da publicidade
No sábado, o palco Ares de Verão recebe, a partir das 18h30, o show regional de Mari Campolongo e Davi Campolongo. Às 20h30, os sempre jovens Demônios da Garoa sobem ao palco. O grupo de samba nasceu em São Paulo em 1943 e se destacou a partir de 1949, quando se encontrou com Adoniran Barbosa, um dos principais compositores da MPB. Com 82 anos de história, os Demônios da Garoa são considerados o grupo mais antigo da América Latina e fazem parte do Guinness World Records Brazil.
Domingo
No domingo, o show nacional fica por conta de Ayrton Montarroyos, às 20h30, no palco Ares de Verão. O cantor ganhou projeção nacional ao se destacar no programa The Voice, da Rede Globo. A abertura será às 18h30, com a cantora Dandara Manoela e banda.
Ainda no domingo, o Mercado Público será palco das jam sessions, às 22h30, com roda de choro do grupo “Chá de Cevada”. Já a Hora da Sineta acontece às 15h30, com a apresentação do Grupo de Choro do Conservatório, no palco Ondas da Atalaia, na Casa de Cultura Dide Brandão.
Além dos shows, a programação inclui 22 oficinas e cinco workshops, com alguns dos melhores professores do Brasil e do exterior. Entre os convidados internacionais estão Yu Tamaki Hoso (Japão) e o saxofonista canadense Seamus Blake.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"