História da Limeira foi lançada no fim de semana, na capela da comunidade (Divulgação/ACL)
A comunidade da Limeira, em Camboriú, foi palco de um momento histórico no último domingo, com o lançamento do livro “Patrimônio Cultural e Compromisso Socioambiental – História da Associação Comunitária da Limeira (Camboriú – Santa Catarina)”, de autoria da psicóloga e militante social Tereza Gilda Gervásio Bauer. O evento reuniu moradores, familiares e amigos na capela local e contou com missa celebrada pelo padre Lino Fistarol, do Colégio Salesiano. A obra também terá lançamento no próximo sábado, às 18h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, dentro da programação alusiva aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O livro reconstitui a trajetória da Associação Comunitária da Limeira (ACL), criada em 1991, e recupera passagens fundamentais para compreender a formação da comunidade: o tempo em que famílias viviam ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O livro reconstitui a trajetória da Associação Comunitária da Limeira (ACL), criada em 1991, e recupera passagens fundamentais para compreender a formação da comunidade: o tempo em que famílias viviam da agricultura de subsistência e de atividades extrativistas, a organização em grupos de jovens e mulheres agricultoras, e a transformação dessa realidade a partir da união de esforços em torno da economia solidária e da defesa da conservação ambiental. Mais do que registrar fatos, a obra dá voz a experiências que moldaram a identidade coletiva da Limeira, conectando gerações e reafirmando o protagonismo popular na construção de alternativas para uma vida mais justa.
Continua depois da publicidade
O lançamento oficial aconteceu na própria Limeira, com a presença dos protagonistas dessa história. No próximo sábado, às 18h, o Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, recebe também o lançamento do livro, numa celebração alusiva aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, justamente pela importante presença de descendentes de imigrantes italianos na Limeira. A programação do teatro inclui ainda o espetáculo internacional “Masquerade Mask”, da companhia italiana Fraternal Compagnia di Teatro, às 19h30, com entrada gratuita.
“Este livro nasceu da vontade de preservar a memória da nossa comunidade. A Limeira é feita de histórias de luta, fé e solidariedade. Mais do que registrar lembranças, quis mostrar que a força de um povo está na sua união e na capacidade de se reinventar sem perder o vínculo com a terra e com a natureza. Desejo que os jovens encontrem nestas páginas inspiração para dar continuidade a esse compromisso coletivo", explica Tereza.
Continua depois da publicidade
Dalila Maria Pedrini, atual presidente da Associação Comunitária da Limeira, com a autora Tereza Bauer (Divulgação/ACL)
Sobre a autora
Tereza Gilda Gervásio Bauer nasceu em Itajaí (SC), em 1949. Filha de Hermínio Gervásio e Gilda Chaves Gervásio, cresceu na comunidade da Limeira, em Camboriú. Tem dupla formação acadêmica em Psicologia e Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Tem especializações em Metodologia do Ensino (PUC-RS), Sociologia Política (UFSC) e estudos sobre Desenvolvimento Sustentável e Questões de Gênero no Sul do Brasil. Atua como psicóloga clínica e Analista Bioenergética.
Participa do Conselho da Área de Conservação Ambiental do Morro do Gavião, do Projeto Produtor de Água, da Rede de Turismo de Base Comunitária de Santa Catarina e apoia o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.
Atualmente, desenvolve proposta psicopedagógica de sua autoria voltada a casais, em que convida os dois à reflexão e que escrevam, juntos, uma autobiografia e um Plano de Vida — um exercício de ordenação de projetos pessoais e coletivos, que fortalece a parceria e dá sentido ao agora, quando a vida acontece. Essa experiência está reunida nos “Cadernos de Tereza”, série intitulada "Vivendo as diferenças – Identidade e complexidade", que sistematiza as fases de desenvolvimento da vida humana.
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.