ITAJAÍ
Prefeitura cancela edital da Marejada por “falta de tempo pra cumprimento de contrato”
Licitação previa modelo terceirizado e enfrentou questionamentos dos prazos curtos até outubro
João Batista [editores@diarinho.com.br]

A licitação pra organização terceirizada da 36ª Marejada, em Itajaí, foi revogada pela prefeitura a um mês para a festa, entre os dias 2 e 19 de outubro, no Centreventos. O edital lançado no final de agosto previa um modelo nunca usado na cidade, com uma única empresa responsável pela organização, produção, exploração comercial e gestão integrada do evento. A abertura das propostas seria no dia 12 de setembro.
A revogação diz que considerou o curto tempo entre a contratação e o início da festa, de apenas 17 dias, entre as principais questões levantadas por empresas interessadas na concorrência. “A janela temporal remanescente entre a sessão pública e o início do evento revelou-se incompatível com os prazos técnicos mínimos necessários à execução integral e segura do objeto”, justificou o secretário de Turismo, Ronaldo Jansson Júnior, na decisão despachada na terça-feira.
Continua depois da publicidade
A prefeitura não informou como ficará a organização da festa para este ano. O município tinha anunciado o modelo de terceirização afirmando ser mais eficiente e gerar economia para os cofres públicos, além de permitir a geração de receitas por meio de patrocínios.
Conforme a secretaria de Turismo, a mudança foi pelo interesse público. “A mudança consistiu em eliminar os gastos diretos da Administração com a produção do evento e, adicionalmente, gerar receita por meio do lance ofertado e da exploração comercial regulada, alinhando o risco operacional à iniciativa privada e simplificando a governança contratual”, justificou o documento de revogação do edital.
“Esse formato de processo licitatório permitiria, em tese, ao Poder Público Municipal obter uma quantia (outorga) pelos direitos de realização e exploração do evento, além de deixar de despender recursos como vinha ocorrendo nos últimos anos”, diz o documento. No projeto, contudo, a prefeitura ficaria responsável pela programação cultural, segurança, limpeza, internet, sonorização e energia, e a festa seguiria com entrada gratuita.
Questionamentos
Apesar da proposta se apresentar como inovadora, o edital teria recebido mais de 70 questionamentos e pedidos de esclarecimentos. A contratada ficaria responsável até pela produção das embalagens, copos e materiais personalizados. Nos últimos anos, a Klabin foi a patrocinadora oficial destas mesmas embalagens.
A terceirizada também faria a montagem da cenografia, estruturas e mobiliário da festa, além da gestão financeira e exploração dos espaços comerciais, entre bares, restaurantes e atrações de lazer. Um dos principais questionamentos tratava do curto prazo pra realização da festa em outubro sendo que o edital foi lançado no final de agosto.
O projeto previa a entrega de todas as estruturas e serviços até 1º de outubro, sendo que as áreas para montagem seriam liberadas na semana que vem, ou seja, antes do resultado oficial da vencedora do certame. A empresa interessada deveria apresentar um plano de trabalho detalhado, com cronograma, equipes, materiais e layouts, respeitando os prazos finais.
Também houve questões sobre exigências técnicas e falta de detalhamentos no edital.
Continua depois da publicidade
Volta da realeza não animou
O concurso da realeza da Marejada voltará após 12 anos, mas teve pouca adesão de candidatas. O prazo de inscrições chegou a ser reaberto, com mudanças nos critérios de seleção para estimular a participação das concorrentes. Ao final, 10 candidatas estão na disputa pela coroa e terão a missão de divulgar a festa e participar de atividades oficiais.
A escolha da rainha, 1ª e 2ª princesas e a entrega das coroas e faixas será no dia 9 de setembro, às 19h30, no auditório do Centreventos. As inscrições terminaram na semana passada. No sábado, as candidatas já fizeram prova de sapatos e tiraram as medidas dos vestidos. Elas também passaram por um curso de oratória e, nesta semana, começaram os ensaios para o dia do concurso.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.