PREFA ESCLARECE
Empresa de Pernambuco teve concorrentes de RJ, SP e SC para tocar a Marejada
Município diz que Onzex Produções foi escolhida por ter experiência em eventos como a Uefa, carnaval e réveillon
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A prefeitura de Itajaí respondeu ao DIARINHO alguns dos questionamentos feitos pelo vereador Zé Ferreira (PDT) sobre a escolha de uma empresa de Pernambuco para organizar a festa, em vez de empresários de Itajaí e região, além de outras dúvidas levantadas pelo parlamentar que assumiu uma cadeira na câmara de vereadores por 31 dias, no lugar da vereadora Hilda Deola (PDT), afastada para tratamento de saúde.
Além da Onzex Produções, escolhida para fazer a gestão da festa de 2 a 19 de outubro, outras quatro empresas demonstraram interesse em tocar a festa. O município não informou os nomes, mas disse que são empresas de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
“Após análise criteriosa, a Onzex Produções foi escolhida por atender integralmente aos requisitos técnicos e financeiros, além de apresentar a proposta mais vantajosa ao município e um histórico robusto de experiência em grandes eventos nacionais e internacionais, a exemplo da Uefa Champions League 2022, Carnaval de Olinda, réveillon de Fernando de Noronha, entre outros”, disse, em nota oficial, a prefeitura.
A empresa já pagou a outorga de R$ 800 mil ao município. “Todas as demais despesas e riscos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. Os valores de alimentos e bebidas serão acessíveis, e a taxa sobre o chope artesanal será menor que nas edições anteriores, beneficiando a comunidade”, disse a nota.
A prefeitura afirmou que os patrocínios da festa são de responsabilidade da Onzex, mas não esclareceu se os valores ficarão integralmente com a empresa ou se parte será revertida para o caixa da cidade. A gestão municipal já anunciou que a festa terá patrocínio da Coca-Cola e da Amstel.
Sobre o questionamento se a Klabin fornecerá as embalagens gratuitamente para a Marejada, a prefeitura disse que isso dependerá de um acordo entre a Onzex e a Klabin, ou com qualquer outra empresa interessada em participar da edição de 2025. “O edital revogado previa a responsabilidade integral pela operação e suprimentos por parte da empresa gestora. Desta forma, caso a doação não fosse concretizada, a empresa estaria ciente de que deveria arcar com os custos previamente estabelecidos”, informou.
A prefeitura ainda garantiu que responderá formalmente a qualquer questionamento vindo do legislativo ou da sociedade. “Com esse novo modelo, a Marejada preserva sua tradição, fortalece a economia local e inaugura uma fase de maior eficiência, responsabilidade e respeito ao cidadão itajaiense”, disse a nota.
O município reafirmou que o modelo de gestão privatizada representa um marco de modernização: “o evento será realizado com uma grande redução de custos para os cofres públicos, uma vez que haverá geração de receita direta para o município e ampliação da qualidade e segurança da festa”.
A nota oficial ainda explicou que, por se tratar de uma dispensa de licitação, disparou e-mails a players conhecidos do mercado de eventos do Brasil, incluindo produtoras locais, regionais e nacionais, em busca de empresas de alto nível para realização da 36ª Marejada. Dentre todas as mensagens enviadas, cinco produtoras retornaram com propostas nos moldes solicitados.
Responsabilidades do público e do privado
Continua depois da publicidade
A pedido da reportagem, a Prefeitura de Itajaí resumiu numa lista as respectivas atribuições do município e da empresa privada que vai organizar a Marejada 2025.
Onzex Produções
Continua depois da publicidade
• Responsabilidade integral pela operação da festa
• Cenografia
• Profissionais
Continua depois da publicidade
• Bares
• Gastronomia
• Parque de diversões
• Programação cultural
• Insumos
• Patrocínios
• Cumprimento das normas de segurança, saúde e acessibilidade
Prefeitura de Itajaí
• Disponibilização do espaço público
• Acompanhamento do contrato
• Apoio institucional
• Divulgação oficial
• Credenciamento de artistas
• Apoio logístico com
fornecimento de:
- Limpeza
- Banheiros químicos
- Segurança
- Tendas
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"