Pais de alunos da rede municipal de ensino de Itajaí reclamam que, mesmo com o segundo semestre do ano letivo de 2025 em andamento, ainda faltam materiais escolares para estudantes e professores. “Alunos e escolas da rede municipal sem material até hoje!”, se queixou um pai que entrou em contato com o DIARINHO.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação de Itajaí confirma que houve problemas com a entrega dos materiais neste ano e que também alterou a forma de distribuição. Os kits escolares deixaram de ser entregues diretamente ...
A Secretaria de Educação de Itajaí confirma que houve problemas com a entrega dos materiais neste ano e que também alterou a forma de distribuição. Os kits escolares deixaram de ser entregues diretamente aos alunos e passaram a ser disponibilizados nas escolas. “Os materiais esse ano não foram distribuídos por aluno, foram entregues nas escolas para retirada, assim como é feito com o material de expediente, papel, canetas e etc., para professoras e profissionais da educação”, reforçou a secretaria.
Continua depois da publicidade
A secretaria informa que o atraso começou ainda na gestão de Volnei Morastoni (MDB), no processo de licitação, e se estendeu no governo de Robison Coelho (PL), que assumiu a prefeitura em janeiro deste ano. “As empresas vencedoras da licitação não conseguiram apresentar as amostras a tempo, daí foi trocando para a próxima empresa da lista, na ordem de vencedores da licitação. Houve atraso, mas os materiais foram entregues nas escolas. As famílias devem solicitar os materiais conforme a demanda à direção da escola e recebem caso falte ainda algum item”, explicou a secretaria.
No caso de falta de materiais no almoxarifado das escolas, as unidades devem fazer a solicitação à secretaria de Educação. A pasta, no entanto, não tem um levantamento atualizado sobre quais materiais ainda estão em falta na rede municipal e nem sobre quais escolas enfrentam esse problema.
Continua depois da publicidade
Mochila completa no início de 2026
Nesta segunda-feira, a prefeitura de Itajaí anunciou que cada criança receberá sua mochila com materiais no começo das aulas, garantindo igualdade de condições para o aprendizado, mas só para o início do ano letivo de 2026. A entrega contemplará todos os estudantes da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal.
Alguns itens de uso coletivo, como massas de modelar, serão fornecidos diretamente às escolas, com o objetivo de ampliar a durabilidade dos materiais e otimizar o uso ao longo do ano.
A secretaria afirma que o processo de aquisição e entrega em 2026 será mais rápido que o deste ano. A pasta trabalha para aprimorar as práticas identificadas durante a transição dos governos Morastoni para Robison, garantindo pontualidade, qualidade e o uso correto dos recursos públicos.
“Nosso compromisso é garantir que cada criança comece o ano letivo com as mesmas condições de aprendizagem. A entrega das mochilas reforça a confiança das famílias e garante oportunidades iguais para todos os estudantes”, frisa o secretário municipal de Educação, Silvano Pedro Amaro.