BARRA VELHA
Falso auditor do porto dá golpe em prestadores de serviço
Estelionatário oferece produtos supostamente da Receita com 80% de desconto
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Prestadores de serviço em Barra Velha e cidades vizinhas vêm sendo alvo de um golpe em que um estelionatário autointitulado “auditor do porto” utiliza nomes de empresas locais para dar credibilidade à fraude. Um pintor relatou o caso ao DIARINHO após perceber a farsa.
O criminoso se apresentou como “João”, um “auditor fiscal” e, inicialmente, demonstrou interesse em contratar os serviços do trabalhador, citando um comércio de tintas de Barra Velha — cujo nome foi usado sem o conhecimento dos proprietários. Em outros casos, nomes de empresas de Balneário Piçarras, Penha e região também teriam sido mencionados.
Continua depois da publicidade
Após o primeiro contato, na semana passada, o golpista enviou áudios pelo WhatsApp oferecendo ao prestador supostos equipamentos apreendidos pela Receita Federal, com desconto de 80%. E apesar de se dizer “do porto”, ele não identifica em qual porto atuaria como auditor.
“Sou auditor portuário, pego férias aqui no porto amanhã. E hoje inclusive abri um leilão aqui com 80% de desconto, de venda de ferramenta, iPhones, televisores e geladeiras”, diz, em áudio. “Geladeiras, máquinas de lavar e secar e notebooks, pneu para carro também, tudo com desconto. Se quiser eu mando a foto”, destaca o golpista.
Continua depois da publicidade
Segundo o comerciante de Barra Velha, houve três ou quatro pintores de Barra Velha que caíram no golpe, pois mandaram valores em pix ao estelionatário. A empresa citada pelo falsário nunca autorizou o uso do nome por supostos auditores ou contratantes de serviço, segundo apurou o DIARINHO.
O pintor, alertado pela revenda de tintas, desconfiou da proposta, pesquisou sobre os lotes e, ao não encontrar registros, evitou o prejuízo ao recusar o pagamento. “Eu até acho que as vozes possam ter sido geradas por uma inteligência artificial”, diz o trabalhador, que fará um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil sobre o golpe.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"