No dia 8 de setembro, uma comissão da Academia divulgará uma nova lista com as seis produções que mais se destacaram. O anúncio do representante brasileiro oficial será no dia 15 de setembro. A Academia tem até o dia 1º de outubro para submeter o filme que vai concorrer na categoria Filme Internacional.
Continua depois da publicidade
O primeiro trimestre de 2025 foi de ouro para o cinema nacional. Dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, o filme “Ainda estou aqui” fez história no Oscar 2025 ao ganhar a estatueta.
Por isso, a expectativa dos brasileiros está alta para a premiação. Filmes como “O agente secreto”, “Homem com H” e “O último azul” estão entre as principais apostas nacionais.
Continua depois da publicidade
A Melhor Mãe do Mundo
Onde assistir: em cartaz no Balneário Shopping
O drama familiar aborda a história de uma catadora de lixo que busca proteger os dois filhos da miséria e do pai agressivo. Dirigido por Anna Muylaert, a obra conta com Shirley Cruz e Seu Jorge no elenco.
Os Enforcados
Onde assistir: em cartaz no Balneário Shopping
Continua depois da publicidade
O filme de Fernando Coimbra é inspirado na obra de William Shakespeare, Macbeth. O suspense acompanha um casal brasileiro que procura uma saída do passado criminoso da família que comanda o jogo do bicho no Rio de Janeiro. Leandra Leal e Irandhir Santos dão vida aos protagonistas.
A Praia do fim do mundo
Onde assistir: estreia em 4 de setembro
A obra traça um paralelo entre uma relação maternal conturbada e as mudanças climáticas. Protagonizado pela veterana Marcélia Cartaxo, o drama é dirigido por Petrus Cariry e retrata a luta de uma jovem ambientalista em convencer a mãe doente a se mudar de uma casa à beira-mar castigada pelas ressacas.
Continua depois da publicidade
Baby
Onde assistir: Telecine, Prime Video e Apple TV
Ao completar 18 anos e deixar a Fundação Casa, o jovem Wellington (João Pedro Mariano) anda sem rumo pelo centro de São Paulo até encontrar um cinema pornô e o garoto Ronaldo (Ricardo Teodoro). O romance LGBT que aborda a vida noturna paulistana já ganhou um prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2024.
Continua depois da publicidade
Homem com H
Onde assistir: Netflix
Após levar milhares de brasileiros ao cinema no primeiro semestre, a cinebiografia de Ney Matogrosso chegou ao catálogo da Netflix como uma das produções mais assistidas nas últimas semanas. Estrelado por Jesuíta Barbosa, o filme acompanha o cantor desde sua infância até o auge do seu sucesso.
Kasa Branca
Onde assistir: Telecine, Prime Video e Apple TV
A trama emocionante se passa na região metropolitana do Rio de Janeiro e acompanha a história de uma família que luta contra o Alzheimer. O adolescente Dé (Big Jaum) descobre o quadro terminal da avó e decide aproveitar ao máximo o tempo que lhes resta juntos.
Malu
Onde assistir: Apple TV
Com Yara de Novaes no papel principal, o longa conta a história de uma atriz desempregada presa ao passado glorioso. Vivendo na periferia do Rio de Janeiro, ela tenta restaurar a relação com a própria filha, enquanto lida com os conflitos com a mãe conservadora.
Manas
Onde assistir: Claro TV+ e Vivo Play
O filme conta a história de Marcielle, uma criança ribeirinha de 13 anos que vive na Ilha de Marajó, em um meio repleto de violência e abusos. Dirigida por Marianna Brennand, a obra recebeu o prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra paralela à competição principal do Festival de Veneza.
O Agente Secreto
Onde assistir: Estreia em 6 de novembro
Aclamado durante o Festival de Cannes 2025, o filme de Kleber Mendonça Filho já acumula dois prêmios no festival: direção e atuação. Com Wagner Moura no papel principal, a trama de espionagem se passa durante a Ditadura Militar e conta a história de um professor universitário que tenta fugir dos problemas de São Paulo ao retornar para Recife.
O Último Azul
Onde assistir: Estreia em 28 de agosto
O filme distópico de Gabriel Mascaro foi um dos grandes destaques do Festival de Berlim 2025, conquistando o Urso de Prata. A produção imagina um Brasil que envia idosos a colônias habitacionais remotas para maximizar a produtividade econômica. O elenco conta com feras da dramaturgia brasileira, como Denise Weinberg e Rodrigo Santoro.
Oeste outra vez
Onde assistir: Prime Video e Apple TV
O faroeste brasileiro se passa no interior de Goiás e acompanha a história de dois homens incapazes de lidar com suas próprias fragilidades. Um filme sobre violência e a busca pelo amor foi o grande vencedor do Festival de Gramado 2024.
Vitória
Onde assistir: Globoplay e Telecine
Dirigido por Andrucha Waddington e protagonizado por Fernanda Montenegro, o longa relata a história real de uma idosa carioca que denunciou a rotina do tráfico de drogas que comandava a favela Ladeira dos Tabajaras. Munida de uma câmera, ela gravou a rotina dos traficantes por meses da janela de casa.
Um lobo entre os cisnes
Onde assistir: Deve chegar ao catálogo do Globoplay em breve
Inspirado na história real do bailarino carioca Thiago Soares, que saiu do subúrbio carioca para se tornar o primeiro bailarino no Royal Ballet em Londres, a obra é dirigida por Marcos Schechtman e Helena Varvaki. Para dar vida ao dançarino, o ator Matheus Abreu se preparou por mais de sete meses com aulas diárias de balé.
Milton Bituca Nascimento
Onde assistir: Indisponível no streaming
Dirigido por Flávia Moraes, o documentário acompanha a turnê de despedida de um dos maiores cantores brasileiros. Ao longo de quase duas horas, o espectador acompanha a trajetória, o impacto da música feita por Bituca e os bastidores dos shows do ícone nacional.
Retrato de um certo Oriente
Onde assistir: Indisponível no streaming
Inspirado no romance de Milton Hatoum e dirigido por Marcelo Gomes, o filme explora os desafios que irmãos libaneses enfrentaram ao sair do país e que encontraram ao chegar no Brasil. Conflitos, relações familiares, romances e preconceito são os principais pontos do filme.
O filho de mil homens
Onde assistir: Deve chegar ao catálogo da Netflix em breve
Mais um filme estrelado por Rodrigo Santoro na lista. Inspirado na obra literária de Valter Hugo Mãe e dirigido por Daniel Rezende, o filme acompanha o pescador Crisóstomo e seu sonho de ser pai e construir uma família. A narrativa explora a beleza das relações humanas, através de laços familiares e aceitação.