Muitos já defendiam fervorosamente e, agora, o cinema nacional ultrapassou barreiras e chama a atenção do mundo. Nos últimos anos, as produções brasileiras vêm se destacando em premiações internacionais e pode-se dizer que vivemos anos de ouro no audiovisual brazuca. Prova disso são as cinco produções com brasileiros envolvidos na pré-lista de indicados ao Oscar 2026.
No primeiro gostinho do prêmio mais cobiçado do cinema, o filme de Kleber Mendonça Filho aparece em duas categorias. “O agente secreto” surgiu como possível indicado a melhor filme internacional ...
No primeiro gostinho do prêmio mais cobiçado do cinema, o filme de Kleber Mendonça Filho aparece em duas categorias. “O agente secreto” surgiu como possível indicado a melhor filme internacional e melhor elenco, a nova categoria da premiação.
Continua depois da publicidade
O longa protagonizado por Wagner Moura avança para a próxima rodada de votações, assim como outras quatro produções envolvendo o Brasil. Na categoria melhor documentário, o país verde e amarelo terá uma veterana representando. A produção “Apocalipse nos trópicos”, dirigida por Petra Costa, foi uma das 15 selecionadas. A diretora já concorreu à estatueta pelo documentário “Democracia em vertigem” em 2020.
Ainda na categoria melhor documentário, a coprodução entre Brasil, Alemanha, Áustria, Canadá e Estados Unidos também passou de fase. A obra “Yanuni” traz Leonardo Di Caprio na produção e retrata a história da liderança indígena Juma Xipaia. Juma é uma das principais vozes sobre justiça climática e é a primeira secretária de Direitos Indígenas no Brasil.
Na categoria melhor curta-metragem também tem Brasil brilhando. Em 15 minutos, a obra de André Hayato Saito, “Amarela”, retrata os conflitos de uma adolescente nipo-brasileira, abordando as tradições da família japonesa e a atual vida no Brasil.
Outro destaque brasileiro é o diretor de fotografia Adolpho Veloso. O paulistano é um dos fortes candidatos pelo seu trabalho em “Sonhos de trem”. Com o filme da Netflix, ele já ganhou o Los Angeles Critics Awards de melhor fotografia no início de dezembro.
Aguenta coração!
A lista oficial dos concorrentes à estatueta dourada mais cobiçada do cinema será divulgada só no próximo ano, em 22 de janeiro. A 98ª cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março no tradicional teatro Dolby Hollywood, em Los Angeles.
Brasileiros na pré-lista do Oscar 2026
- Melhor filme internacional - O agente secreto
- Melhor direção de elenco - O agente secreto
- Melhor documentário - Apocalipse nos trópicos
- Melhor documentário - Yanuni
- Melhor direção de fotografia - Adolpho Veloso (Sonhos de trem)
- Melhor curta-metragem – Amarela
Continua depois da publicidade