Após mudanças no trânsito no trecho norte da avenida do Estado Dalmo Vieira, em Balneário Camboriú, com reclamações de moradores e motoristas, a prefeitura anunciou que vai ouvir sugestões da comunidade. Uma reunião pública é prevista na semana que vem. Data, horário e local ainda não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
Desde sábado, a avenida funciona com mão única no sentido pra Itajaí no trecho entre as ruas Uganda e Flamingo, desviando o tráfego no sentido contrário, inclusive de veículos pesados, para ruas ...
Desde sábado, a avenida funciona com mão única no sentido pra Itajaí no trecho entre as ruas Uganda e Flamingo, desviando o tráfego no sentido contrário, inclusive de veículos pesados, para ruas dos bairros Ariribá e Pioneiros. A alteração foi devido à liberação do novo trecho do binário da avenida Martin Luther.
Continua depois da publicidade
Ainda no final de semana, moradores demonstraram preocupação com a subida de caminhões e ônibus pela avenida das Gaivotas, que dá acesso à Martin Luther, e à sobrecarga no trânsito da rua Miguel Matte, opção pra quem vem de Itajaí e precisa ir pra Barra Norte ou centro de BC.
Em comunicado na segunda-feira, a secretaria de Planejamento e a BC Trânsito informaram que monitoram as alterações. A prefeitura alegou que se trata de um período de teste, embora não tenha anunciado a medida como tal anteriormente, e que o acompanhamento seguirá até sábado, quando as mudanças serão avaliadas pela equipe técnica.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez, o município explicou oficialmente porque decidiu pelo sentido único com quatro pistas no trecho. Inicialmente, o projeto previa três vias no sentido Itajaí e uma pista no sentido contrário, visando garantir o acesso de veículos pesados, que continuariam usando a avenida do Estado Dalmo Vieira até a rua Uganda pra pegar a Martin Luther. A medida valeria até a conclusão do binário.
O esquema inicial tinha sido anunciado pela prefeita Juliana Pavan (PSD) antes da inauguração do novo trecho da Martin Luther. Na entrada do binário pelo Ariribá, seria proibido o tráfego de caminhões. No entanto, após avaliações técnicas a prefeitura explicou que a configuração na Dalmo Vieira com uma pista para o tráfego pesado poderia atrapalhar o acesso ao hospital da Unimed e comércios locais.
Com a decisão revertida, o trecho entre as ruas Uganda e Flamingo ficou com quatro faixas no sentido norte e houve inversão de sentido nas ruas Uganda e Venezuela. Quem vem de Itajaí tem que pegar a avenida das Gaivotas até a Martin Luther ou usar a Miguel Matte, no Pioneiros, em direção ao centro. Também houve colocação de uma sinaleira no cruzamento com a rua Flamingo e fechamento do acesso pra rua Protásio Caetano.
Comunidade pode opinar
A prefeitura diz que “continuará ouvindo as sugestões da comunidade” durante o período de teste. Na reunião na semana que vem, o município quer ouvir moradores e comerciantes pra encontrar a melhor opção de fluxo até que o terceiro e último trecho da Martin Luther seja construído. A obra que finalizará o binário até Itajaí está em fase de captação de recursos e deve sair do papel nos próximos anos.