A sequência de dias secos e ensolarados em Santa Catarina está com os dias contados. De acordo com a Defesa Civil e a Epagri/Ciram, a instabilidade retorna ao estado a partir desta quarta-feira, com previsão de chuva isolada, aumento da nebulosidade e temperaturas amenas. A mudança no tempo atinge todas as regiões, mas a previsão detalhada para Itajaí indica que o município deve registrar chuva já no meio da semana, com probabilidades acima de 70% até sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Até terça, o clima segue firme no vale do Itajaí com predomínio de sol, variação de nuvens e temperaturas entre 10°C e 21°C. Há condição para nevoeiros pela manhã, que se dissipam rapidamente. Os ...
Até terça, o clima segue firme no vale do Itajaí com predomínio de sol, variação de nuvens e temperaturas entre 10°C e 21°C. Há condição para nevoeiros pela manhã, que se dissipam rapidamente. Os ventos ficam entre 10 e 20 km/h, sem risco de ocorrências meteorológicas relevantes.
Continua depois da publicidade
A virada no tempo começa na quarta-feira, com o avanço de uma baixa pressão atmosférica que forma áreas de instabilidade entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para Itajaí, a previsão é de céu nublado, temperaturas entre 12°C e 19°C e início de pancadas fracas de chuva ao fim do dia.
Continua depois da publicidade
O tempo úmido e fechado ganha força na quinta e na sexta-feira, quando a chance de chuva ultrapassa os 69%, com acumulados de 3,9 mm e 4,7 mm, respectivamente. A temperatura cai, com mínimas de 14°C e máximas que não passam de 15°C na quinta e 18°C na sexta. Ventos moderados de até 20 km/h também estão previstos.
Segundo a Defesa Civil, embora não haja previsão de volumes expressivos a possibilidade de temporais localizados não está descartada. Isso pode causar transtornos pontuais como alagamentos, destelhamentos e quedas de galhos, especialmente em áreas urbanas como Itajaí, Blumenau e cidades do Vale.
A instabilidade não deve parar por aí. Conforme os modelos meteorológicos, a atuação de frentes frias, cavados e áreas de baixa pressão deve manter o tempo chuvoso em boa parte do estado até o começo de agosto. A previsão indica que o tempo volta a ficar firme e mais frio apenas a partir da primeira semana do próximo mês, com a entrada de uma nova massa de ar polar.