RECONHECIMENTO FACIAL
Foragido da justiça é preso ao ser identificado por drones em BC
Ele foi localizado e detido na avenida Atlântica
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

A programação de 61 anos de Balneário Camboriú contou com um reforço na segurança. A Polícia Militar, junto do governo estadual, fez os primeiros testes com drones equipados com câmeras de reconhecimento facial na cidade, no fim de semana.
A medida de segurança resultou na prisão de um foragido. Ele foi localizado na avenida Atlântica, nas imediações da rua 2100, após ser reconhecido por câmeras inteligentes operadas por drones e pelo sistema de vigilância urbana.
Continua depois da publicidade
Os policiais receberam o alerta e a equipe de motopatrulhamento abordou o homem por volta das 15h30. Ele era procurado por não pagar pensão alimentícia. Nada de ilícito foi encontrado, mas o foragido foi encaminhado ao presídio da Canhanduba, em Itajaí.
Vigia por drones
O reforço na segurança pública é uma novidade anunciada pelo governador Jorginho Mello (PL). De acordo com ele, testes com câmeras fixas da PM com o uso de reconhecimento facial já estavam sendo feitos e, agora, os drones entraram na roda pra ajudar a identificar e prender os procurados.
Continua depois da publicidade
A ação faz parte dos estudos de viabilidade técnica com câmeras inteligentes para reconhecimento facial. Testes estão sendo feitos em grandes eventos públicos de SC, sob a coordenação da secretaria de Segurança Pública. A programação de 61 anos de BC foi um dos eventos a receber esses testes.
O sistema opera por meio de câmeras que captam imagens faciais em tempo real. Os registros são cruzados com bancos de dados da Segurança Pública. Caso haja alguma irregularidade, um alerta é emitido pra central de monitoramento e a guarnição mais próxima é acionada.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.