Loja virtual
Procon suspende funcionamento da Lado Rosa após mais de 40 mil reclamações
E-commerce foi proibida de vender online por 30 dias ou até resolver atrasos, falhas e reclamações de consumidores
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

O Procon de Santa Catarina suspendeu, por medida cautelar, as vendas on line da empresa Lado Rosa. A proibição é válida por 30 dias ou até que todas as pendências com os consumidores sejam resolvidas. A medida foi aplicada diante do acúmulo de reclamações de clientes de todo o Brasil, principalmente por atrasos nas entregas, falhas no atendimento e promessas não cumpridas. Em abril, o Procon SC instaurou processo administrativo coletivo com base em 85 queixas, mas o número continuou crescendo.
Durante reunião no início da semana, o representante da empresa alegou que as falhas aconteceram após uma troca no sistema de informática, feita em março deste ano, o que resultou na perda de dados de clientes. Ele também citou dificuldades logísticas causadas pelo rápido crescimento da demanda. Como compensação, a empresa diz oferecer reembolso ou vouchers com bônus para uso na loja.
Continua depois da publicidade
Apesar das explicações, o Procon publicou o auto de infração e determinou a suspensão das vendas. A empresa pode recorrer judicialmente da medida cautelar, mas caso não quite a multa, poderá ser inscrita em dívida ativa ao final do processo.
A crise na imagem da empresa é tamanha que já existe até um perfil no Instagram para alertar os consumidores [@ladorosa_golpe_nao_compre].
Continua depois da publicidade
O Procon SC orienta que os consumidores que ainda enfrentam problemas continuem formalizando suas denúncias pelo telefone 151 ou pelo Zap Denúncia (48 3665-9057).
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.