O Procon de Santa Catarina suspendeu, por medida cautelar, as vendas online da empresa Lado Indústria Têxtil LTDA, que atua sob o nome comercial de Lado Rosa. A proibição é válida por 30 dias ou até que todas as pendências com os consumidores sejam resolvidas. A penalidade entra em vigor até esta quinta-feira, dentro do prazo de 72 horas após a decisão tomada em reunião na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A medida foi aplicada após o acúmulo de reclamações de clientes de todo o Brasil, principalmente por atrasos nas entregas, falhas no atendimento e promessas não cumpridas. Em abril, o Procon SC instaurou ...
A medida foi aplicada após o acúmulo de reclamações de clientes de todo o Brasil, principalmente por atrasos nas entregas, falhas no atendimento e promessas não cumpridas. Em abril, o Procon SC instaurou um processo administrativo coletivo com base em 85 queixas, mas o número continuou crescendo.
Continua depois da publicidade
Durante a reunião, o representante da empresa alegou que as falhas ocorreram após uma troca no sistema de informática, feita em março deste ano, o que resultou na perda de dados de clientes. Ele também citou dificuldades logísticas causadas pelo rápido crescimento da demanda. Como compensação, a empresa diz oferecer reembolso ou vouchers com bônus para uso na loja.
Apesar das explicações, o Procon aplicou auto de infração e determinou a suspensão das vendas. A empresa pode recorrer judicialmente da medida cautelar, mas, caso não quite a multa, poderá ser inscrita na dívida ativa ao final do processo.
Continua depois da publicidade
A reputação da loja no site Reclame Aqui também preocupa: a marca aparece com status de “Não recomendada”, com nota média de 2 de 10 nos últimos 6 meses e mais de 42 mil reclamações registradas no total. Dos usuários que avaliaram, apenas 11,8% voltariam a fazer negócios com a empresa.
A crise na imagem da empresa é tamanha que já existe até um perfil no Instagram criado especificamente para alertar consumidores. A conta, chamada @ladorosa_golpe_nao_compre, reúne relatos de atrasos, falta de entregas e dificuldades para obter reembolso. Em uma das postagens, há alertas sobre golpistas que se passam pelo SAC da empresa para pedir códigos, instalar aplicativos e cobrar novas taxas, se aproveitando da fragilidade no atendimento real.
O Procon SC orienta que os consumidores que ainda enfrentam problemas continuem formalizando suas denúncias pelo site oficial, pelo telefone 151 ou pelo Zap Denúncia (48 3665-9057). O órgão reforça que esse volume de registros é importante para embasar medidas administrativas e judiciais.
O DIARINHO procurou a empresa Lado Rosa para comentar a decisão do Procon e as reclamações dos consumidores, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto para manifestação.