ITAJAÍ
Telhado do Mercado do Peixe começa ser reformado na segunda
Estrutura metálica está enferrujada e teve queda de pedaços há poucos dias; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]







Frequentadores e clientes do Centro de Abastecimento Prefeito Arno Bauer, o popular Mercado do Peixe, estão preocupados com a situação da estrutura do principal ponto de venda de pescados e frutos do mar no centro de Itajaí. O local apresenta sinais visíveis de deterioração, com ferrugem, partes corroídas e queda de pedaços de metal do telhado, o que pode colocar em risco trabalhadores e visitantes.
A Defesa Civil de Itajaí vistoriou o espaço na tarde desta quinta-feira, elaborando um auto de constatação que confirma os problemas estruturais. Na última semana de junho, pedaços da estrutura do telhado se desprenderam nos fundos do mercado. “A queda da estrutura metálica ocorreu no domingo, dia 29/6. O gerente do Mercado do Peixe fez contato com a prefeitura. A secretaria de Obras enviou um engenheiro para inspeção e iniciará os reparos a partir do dia 14”, informou o coordenador da Defesa Civil, Onir Mocelin.
Continua depois da publicidade
Tarcizio Zanelato, secretário de Obras, destacou que fará o reforço do beirado na parte de trás do Mercado do Peixe. “O que nós vamos fazer é recuperar o beirado de um dos lados, para não ter risco de acidentes”, informou.
Continua depois da publicidade
Além da parte externa, onde os pedaços do telhado caíram perto da sede da Marinha do Brasil, a parte interna também preocupa. Há uma estrutura que, segundo frequentadores, sustenta o Mercado do Peixe e aparenta estar enferrujada e corroída. “Fizeram uma gambiarra há uns dois anos, tiraram a ferrugem, mas a estrutura está muito danificada e com risco de acontecer um acidente”, opinou um frequentador. “Quando chove entra muita água pelos corredores”, conta uma usuária do espaço.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, concorda que os reparos no telhado são urgentes. As avaliações técnicas feitas no local, nos primeiros meses do ano, apontaram a necessidade da reestruturação da cobertura do mercado.
As ações dessa fase incluem substituição das tesouras metálicas responsáveis pela sustentação do telhado, pois muitas apresentam desgaste ou comprometimento estrutural, e requalificação do telhado com novo dimensionamento, correções de inclinação e melhorias de estanqueidade, para garantir maior conforto térmico, proteção contra chuvas e durabilidade da estrutura.
“Essa etapa representa um avanço significativo na requalificação do espaço, com soluções mais definitivas e de maior impacto orçamentário, demandando engenharia especializada e cronograma cuidadoso para evitar paralisações nas atividades dos permissionários”, explica Gabriela.
Outras melhorias
Embora as obras no telhado estejam previstas para começar nesta semana, a secretária informa que outros reparos já foram concluídos nesta nova gestão municipal, iniciada em janeiro. Entre eles estão a revisão do sistema elétrico com troca de cabeamento e melhorias no painel de distribuição; os reparos estruturais nas calçadas externas com substituição de trechos danificados e mais acessibilidade; a reforma completa dos banheiros com melhorias hidráulicas, pintura e adequações sanitárias e a troca do bicicletário.
Antes das melhorias na cobertura, houve fixação de telhas em áreas externas, avaliação técnica da estrutura metálica, implantação de caçamba com rotatividade para coleta de lixo e cronograma fixo de lavação, com higienização do mercado e das calçadas duas vezes por semana, sempre às segundas e sextas.
Continua depois da publicidade
Mercado do Peixe pode ser concedido à iniciativa privada
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, explica que paralelamente às ações emergenciais a prefeitura quer implantar um projeto inovador por meio de parceria público-privada (PPP), para transformar o mercado num espaço moderno, funcional e atrativo, mantendo seu caráter popular e vocação gastronômica e cultural. “A modelagem técnica, jurídica e financeira da PPP será liderada pela Invest Itajaí – Agência Municipal de Promoção de Investimentos -, que já iniciou os estudos preliminares com base em experiências de sucesso no Brasil e no exterior. Entre os objetivos da futura concessão estão requalificar o espaço físico com investimentos privados sob regras claras de contrapartida pública, ter os permissionários e pescadores artesanais como protagonistas do espaço, atrair novos serviços, revitalizar áreas comuns, melhorar a experiência turística e ampliar a geração de receita, além de promover um modelo de gestão sustentável que reduza os custos operacionais para o município e garanta a qualidade dos serviços prestados. Esse projeto reforça a visão estratégica da atual gestão de criar soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico da cidade, unindo tradição e futuro, dinamismo e inclusão”, defende a secretária.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"