A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina passou a utilizar esta semana, uma nova geração de armas de condução elétrica. O modelo Taser 10 promete mais segurança tanto para os policiais quanto para as pessoas abordadas durante operações nas rodovias federais do estado.
Continua depois da publicidade
O Taser 10 substitui versões anteriores ao permitir até 10 disparos sequenciais sem recarga. Os dardos, conectados por fios, alcançam até 13,7 metros e provocam paralisação muscular temporária no ...
O Taser 10 substitui versões anteriores ao permitir até 10 disparos sequenciais sem recarga. Os dardos, conectados por fios, alcançam até 13,7 metros e provocam paralisação muscular temporária no alvo, o que evita agressões e facilita a contenção. Antes, os modelos só realizavam um disparo por vez, com alcance de cerca da metade da distância atual.
Continua depois da publicidade
No total, 64 unidades do novo equipamento foram distribuídas para todas as bases operacionais da PRF em SC. O armamento faz parte de uma compra nacional no valor de R$ 24 milhões, que disponibilizou 1340 tasers em todo o país. A medida busca qualificar o uso proporcional da força nas abordagens, com foco na preservação da vida e na redução de riscos operacionais.
Segundo a PRF, todos os agentes passaram por treinamentos específicos antes de utilizar o novo armamento. A capacitação incluiu aspectos técnicos e legais, além de simulações realistas de abordagem e controle de situações complexas.
Continua depois da publicidade
O uso de armas de condução elétrica pela PRF não é novidade. A corporação utiliza esse tipo de tecnologia desde 2007. Com a chegada do Taser 10, a polícia se torna referência para outras forças de segurança. O equipamento já despertou o interesse de instituições como a Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná, que também passaram a adotá-lo.
A tecnologia aplicada no novo modelo prioriza o controle da situação sem causar ferimentos graves, mesmo diante de condutas agressivas. O disparo causa imobilização imediata, mas sem efeitos permanentes, reduzindo a necessidade de uso de força física ou armamento letal.