🐎 CAVALO TAMBÉM É TERAPIA
Itajaí vai oferecer sessões gratuitas de equoterapia para crianças e adolescentes
Nova parceria garante atendimento a jovens com deficiência entre 2 e 17 anos; Vagas são limitadas
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Você sabia que o cavalo pode ser um grande aliado na saúde física, emocional e mental? A partir de agora, crianças e adolescentes de Itajaí com algum tipo de deficiência poderão contar com atendimento gratuito em equoterapia, uma técnica que usa o movimento do cavalo para estimular o corpo e o cérebro.
A novidade foi anunciada após a Prefeitura firmar uma parceria com a Associação Amigos da Equoterapia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Ao todo, serão 80 vagas disponíveis para pacientes com idades entre 2 e 17 anos, pelo período inicial de seis meses.
Continua depois da publicidade
A equoterapia é recomendada para quem convive com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, dificuldades motoras ou de aprendizado, entre outras condições. Durante o tratamento, o cavalo atua como um "terapeuta em movimento", ajudando a melhorar o equilíbrio, a postura, o foco, a fala, o tônus muscular e até a autoestima.
Mais do que uma terapia tradicional, o contato com o animal desperta sensações únicas. O laço criado entre paciente e cavalo aumenta a confiança, reduz a ansiedade e torna as sessões mais leves e divertidas — o que é ótimo para crianças.
Continua depois da publicidade