🎣 DO LITORAL CATARINENSE PARA O RJ
Cultura açoriana e renda de bilros ganham destaque em exposição nacional
Peças do Instituto Rendas de Bombinhas integram mostra “Sinta o Sul”, que valoriza o artesanato do bioma Mata Atlântica
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

A cultura de Bombinhas está em destaque no Rio! A cidade catarinense participa da exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, em cartaz até 15 de outubro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro. A mostra reúne peças artesanais do sul do Brasil e valoriza o saber tradicional das rendeiras de Bombinhas.
Entre os itens, estão peixes de madeira com crochê, almofadas com renda de bilros e outras criações feitas com materiais naturais, todas produzidas pelo Instituto Rendas de Bombinhas. As peças refletem a vida à beira-mar e as tradições passadas de geração em geração.
Continua depois da publicidade
Criado em 2013, o grupo de rendeiras se transformou em Instituto em 2023 e conta com o apoio do Sebrae/SC, que ofereceu capacitação para valorizar e vender os produtos.
“A matéria-prima presente nos produtos, seja na trama dos fios, nas redes ou nos tecidos, conta a trajetória de uma comunidade que por muito tempo garantiu seu sustento com o mar”, diz Marisa Braga, presidente do Instituto.
Continua depois da publicidade
A exposição é uma parceria dos Sebraes de SC, PR e RS, com apoio das Fecomércios e governos estaduais, e mostra a força do artesanato como cultura, arte e fonte de renda.