ITAJAÍ
Festa do Peixe supera expectativa e atrai mais de 24 mil pessoas
Evento pode ganhar dia extra de atrações na próxima edição
João Batista [editores@diarinho.com.br]











Mesmo com chuva, a Festa do Peixe de Itajaí superou a expectativa e atraiu mais de 24 mil pessoas durante o sábado, segundo números do município. Com sucesso de público e de sabor em mais de 30 barracas participantes, o evento já tem promessa de ganhar mais um dia de festa na edição de 2026.
A edição deste ano marcou a retomada do evento após dois anos. A estrutura foi montada no pátio do Centreventos, com a distribuição de 15 toneladas de peixe, entre tainha, sardinha e corvina, e frutos do mar preparados por 500 voluntários e entregues de graça à população.
Continua depois da publicidade
Além dos pratos à base de peixe, as atrações musicais da festa foram prestigiadas por moradores e turistas, incluindo pessoas vindas de outros estados e visitantes que participaram pela primeira vez do evento.
Os órgãos e entidades participantes prepararam 27 receitas para o público. Teve tainha frita e assada, acompanhada ou não de pirão; sardinha frita, assada na brasa, preparada à moda escabeche e até o típico da região, o “charuto a jato”, feito com temperos e cozido na pressão.
A festa, que antecipou o Dia do Pescador comemorado neste domingo, foi uma homenagem aos trabalhadores que tiram seu sustento do mar e ao setor pesqueiro de Itajaí, que representa uma das forças econômicas da cidade. “Trazer de volta esse evento para o calendário da cidade é muito importante. É uma forma de valorizar a indústria pesqueira, os nossos pescadores que tanto fazem pela nossa economia”, destacou o prefeito Robison Coelho (PL).
O secretário Estadual de Pesca, Tiago Bolan Frigo, esteve entre as autoridades presentes e apoiou a ampliação do evento. “Essa festa tem que ser ampliada no ano que vem. Itajaí tem uma fundamental importância econômica para Santa Catarina com a atividade pesqueira, e sem dúvida o evento ajuda a divulgar o pescado para todo o país, com reflexo no aumento do consumo do peixe”, disse.
Barraca do DIARINHO
O espaço do DIARINHO fez sucesso no evento com pirão rústico com peixe frito, entre tainha e sardinha. Entre 10h30 e 16h30, foram distribuídos mais de dois mil pratos que ganharam a aprovação de moradores e turistas. Os visitantes também elogiaram a estrutura. A maioria degustou os pratos na praça de alimentação da festa, mas teve também quem levou pra saborear em casa.
Pela barraca passaram o prefeito de Itajaí, Robison Coelho, o prefeito e vice de Navegantes, respectivamente, Liba Fronza e Ricardo Ventura, além do secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodi-ni, com o ex-vereador Thiago Morastoni. A superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins, elogiou a equipe do DIARINHO, assim como o secretário de Obras, Tarcizio Zanelato.
A gaúcha Silvia Medeiros, de 54 anos, veio de Rio Grande (RS) curtir a festa pela primeira vez com a amiga Maria da Glória, de 58, moradora do Rio Bonito, e a baiana Telma Pereira, de 60, que mora há 10 anos no São Vicente.
Receitas vencedoras
No concurso de melhores pratos da festa, o voto popular escolheu o bolinho de peixe, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, como o melhor do evento. Além de conquistar o primeiro lugar, a receita ganhou muitos elogios do público e nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Em segundo lugar ficou o escabeche de peixe, com salada espanhola de grão-de-bico, molho de tomate fermentado e farofa de calabresa, preparado pela equipe da Univali. Já o risoto de sardinha a jato, da Secretaria Municipal de Educação, ganhou o terceiro lugar entre os pratos mais saborosos.
“A festa foi um sucesso. Estamos, inclusive, pensando já na edição do ano que vem fazer em mais dias, porque o povo merece. A população veio em peso”, ressaltou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, responsável pela organização do evento.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.