Asituação dos hospitais da região que inclui Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú e Penha chegou ao limite no sábado. De acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges/SC), todos os leitos de UTI adulto e geral (que somam adultos, crianças e recém-nascidos) da região estão 100% ocupados.
Continua depois da publicidade
Não há vagas disponíveis para internações graves em UTI, o que deixa os serviços hospitalares em estado crítico. A ocupação atinge tanto pacientes com doenças respiratórias quanto outros ...
Não há vagas disponíveis para internações graves em UTI, o que deixa os serviços hospitalares em estado crítico. A ocupação atinge tanto pacientes com doenças respiratórias quanto outros casos graves, como acidentes, cirurgias de emergência e infecções generalizadas.
Continua depois da publicidade

A situação dos leitos pediátricos também é grave. A foz do rio Itajaí está entre as três regiões de Santa Catarina com 100% de ocupação de UTIs infantis, ao lado do oeste e da serra catarinense.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) informou que Santa Catarina foi o estado que mais ampliou leitos de UTI nos últimos anos, com 264 novas vagas desde 2023. Apesar disso, a demanda continua crescendo e 30 novos leitos estão prometidos para as regiões mais críticas, incluindo a foz do rio Itajaí-açu.
Além da nossa região, o vale do Itajaí também registra alta taxa de ocupação, com 94,5% dos leitos tomados. O oeste (94,9%), serra catarinense (91,1%), meio oeste (96,2%) e sul do estado (91,6%) também estão com níveis de alerta. O planalto norte aparece com 89,9% de ocupação. A única região fora da zona crítica é o extremo sul catarinense, com 84,6%.