Porto Belo
Sistema de vale-alimentação dá pau e servidores reclamam
Vale pifou no primeiro mês da implantação do cartão digital
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
A implantação do novo cartão de vale-alimentação de Porto Belo acabou gerando transtornos para os servidores locais. O sistema de liberação do cartão acabou apresentando instabilidades, o que levou a prefeitura a lançar uma nota pedindo a compreensão do funcionalismo nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro.
A promessa do poder público foi de restabelecer o sistema em quatro horas, visando a normalização do serviço. O problema técnico acabou por fazer sumir do aplicativo os estabelecimentos credenciados e que dão descontos aos trabalhadores.
Continua depois da publicidade
A servidora Alessandra Nascimento criticou a situação na rede social da prefeitura. Segundo ela, inicialmente prometeram regularizar a situação em duas horas, e depois, falaram em quatro. Já Josefa Santos criticou a própria escolha do sistema.
“Um cartão sem bandeira, que só pode ser usado na rede credenciada do BTZ Bank”, disse. “Está na hora da população cobrar mais os gestores desta cidade”, considerou.
Em nota pública, a prefeitura prometeu a normalização do serviço para esta sexta-feira e e frisou que a empresa responsável já está formalmente notificada. “Todo o processo licitatório foi realizado em total conformidade com a lei vigente”, acrescentou a nota, e a empresa contratada apresentou toda a documentação legal para sua contratação.
O município prometeu que a equipe técnica irá liberar os estabelecimentos credenciados no aplicativo, voltando a disponibilizá-los aos servidores.
30 comércios credenciados
O cartão de vale-alimentação foi implantado neste início de ano pela gestão atual de Porto Belo, com pagamentos referentes ao mês de janeiro. A empresa contratada foi a BTZ Cartões, e o benefício deixou de ser integrado ao salário – como ocorria até então –, passando a seguir o modelo previsto em legislação de 2011.
A prefeitura entendeu que a mudança garantiria mais transparência e autonomia. O valor do vale passou então a ser creditado no cartão no mesmo dia do pagamento do salário. Cerca de 30 estabelecimentos de Porto Belo e cidades vizinhas estão conveniados.
Além disso, os servidores têm a possibilidade de indicar novos comércios para credenciamento, e o cartão conta ainda com tecnologia de pagamento por aproximação.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
