A última semana de maio terá um pacote completo de condições climáticas em Santa Catarina, com chuva, risco de temporais, ventania, frio intenso, geada e até chance da primeira neve do ano. A mudança no tempo se dá entre terça e quarta-feira, devido à passagem de uma frente fria pelo estado. Depois, chega a primeira massa de ar frio de origem polar de 2025, fazendo as temperaturas despencarem.
Continua depois da publicidade
Na região de Itajaí, o início da semana é com sol entre nuvens até terça-feira. “A quarta-feira terá o predomínio das nuvens, com chuva especialmente na tarde e noite. Chance de chuva ...
Na região de Itajaí, o início da semana é com sol entre nuvens até terça-feira. “A quarta-feira terá o predomínio das nuvens, com chuva especialmente na tarde e noite. Chance de chuva na madrugada de quinta-feira, com sol durante o dia. Para sexta-feira, sábado e domingo teremos ótimos períodos de sol”, informa o professor Sergey Araújo, coordenador do Laboratório de Climatologia da Univali.
Continua depois da publicidade
A previsão de chuva na região se deve à passagem de uma frente fria pelo estado na quarta-feira. Chuva mais forte e com risco de temporais é esperada na região oeste catarinense, porque a frente fria chega ao estado a partir do interior do Rio Grande do Sul e enfraquece na medida que avança para o litoral.
A região de Itajaí pode ter ventos mais fortes entre quarta e quinta, mais de 40 km/h. No litoral sul, as rajadas poderão passar dos 70 km/h. A ventania deixa o mar mais agitado, com ondas acima de um metro nas praias da região de Itajaí. Na terça, quarta e quinta-feira, são previstas séries de 1,5 metro ou maiores, dependendo do pico.
Continua depois da publicidade
Frio, neve e geada
A principal mudança no tempo, porém, será pela queda nas temperaturas devido à entrada de uma massa de ar polar, após o afastamento da frente fria. O sistema também chega pelo interior do estado, avançando do oeste para o litoral, provocando frio intenso.
Em Itajaí, a semana ainda começa com calor, com temperaturas até 27°C. Já na quarta-feira, os termômetros ficam entre 15/20°C, caindo mais entre quinta-feira e domingo, com mínimas entre 8/10°C e máximas entre 19/21°C.
Segundo a Defesa Civil do estado, no litoral as mínimas ficarão entre 5°C e 10°C, mas a sensação térmica poderá ser ainda mais baixa por conta dos ventos fortes. No extremo oeste, oeste, alto vale do Itajaí e grande Florianópolis, as mínimas vão variar entre 0°C e 5°C.
Nas áreas mais altas do estado, especialmente nos planaltos norte e serrano e no meio-oeste, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 0°C. Nessas regiões, as condições de frio intenso e umidade são favoráveis à precipitação invernal (chuva congelada) e até neve.
A maior chance para o fenômeno será na quinta-feira. A condição de frio intenso vai persistir no estado pelo menos até domingo, com previsão de formação de geada não apenas em áreas mais altas, como também em regiões próximas do litoral.
Outono de “frio agradável”

Continua depois da publicidade
Massa de ar polar vai derrubar as temperaturas entre quinta e domingo (Foto: João Batista)
Apesar da presença do sol a partir da tarde de quinta até domingo, os dias serão com tardes frias, com temperaturas máximas que não passarão dos 20°C na maioria das regiões. Para semana que vem, o tempo deve seguir firme e seco, com temperaturas mais baixas ao amanhecer. A massa de ar frio perde força no meio da semana, com a volta da chuva prevista entre os dias 5 e 6 de junho.
De acordo com o monitoramento do Ciram/Epagri, o outono tem sido de “frio agradável” em Santa Catarina até o momento, longe de frios mais rigorosos de anos anteriores. Nos últimos cinco anos, a menor temperatura registrada no estado foi de -5,7°C, no dia 26/05/2021, em Urupema e Bom Jardim da Serra.