🎓 DE FLORIANÓPOLIS PARA PARIS
Jornalista lança vaquinha para estudar na França
Campanha nas redes busca apoio para cobrir custos de vida durante o mestrado
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Lucas Ortiz, jornalista formado pela UFSC, foi aprovado em três programas de mestrado na França e lançou uma campanha nas redes sociais para tornar esse sonho possível. A meta é arrecadar R$ 20 mil, valor que vai ajudar a cobrir parte dos custos com moradia, alimentação e transporte.
Ele foi aceito nas universidades de Paris, Lille e Nantes, com isenção parcial nas mensalidades. Mesmo assim, o desafio está nos custos de manutenção, que podem chegar a R$ 100 mil por ano.
Continua depois da publicidade
“Mesmo fazendo economias e contando com a ajuda da família, não tenho recursos suficientes para me sustentar na Europa. Estou me inscrevendo em bolsas e pretendo conseguir um emprego quando chegar lá, mas por enquanto, nada é garantido”, conta.
Para divulgar a vaquinha e compartilhar os bastidores da jornada, ele criou os perfis @luscainparis no Instagram e no TikTok. A campanha vai até 15 de agosto, seu aniversário. A viagem deve ser em setembro, com o início das aulas no Hemisfério Norte.
Continua depois da publicidade
O sonho de estudar fora começou cedo. Aos 10 anos, Lucas já juntava dinheiro para um intercâmbio no Ensino Médio, que aconteceu. Viveu um ano em Lille, aprendeu francês sozinho e voltou transformado. A experiência inspirou até seu TCC sobre a francofonia em Florianópolis.

Lucas destaca que, embora sua campanha não esteja ligada a uma situação de vulnerabilidade social, ela nasce do desejo de transformar a vida por meio da educação.
“Acredito que muitos, como eu, enxergam o potencial transformador do conhecimento. E sei que oportunidades assim não batem à nossa porta todos os dias.”
📌 Como ajudar:
🔗 Instagram/TikTok: @luscainparis
📤 PIX: luscainparis@gmail.com
Continua depois da publicidade
🏦 Banco do Brasil – Agência 6619-2 / Conta Poupança 5435-6