O Porto de Itajaí está vivendo momentos de tensão nos últimos dias. Isso porque a Autoridade Portuária de Santos (APS) derrubou a ordem da superintendência de Itajaí que proibia a exploração de cargas a granel - especialmente soja e fertilizantes - no Complexo Portuário. O caso foi parar na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que barrou cautelarmente a movimentação.
Continua depois da publicidade
A decisão atendeu a denúncia feita pela JBS Terminais, arrendatária do terminal de contêineres. A Antaq suspendeu preventivamente qualquer tratativa pra movimentação de cargas a granel em Itajaí. ...
A decisão atendeu a denúncia feita pela JBS Terminais, arrendatária do terminal de contêineres. A Antaq suspendeu preventivamente qualquer tratativa pra movimentação de cargas a granel em Itajaí. O mérito da questão ainda será avaliado.
Continua depois da publicidade
De acordo com a denúncia da JBS, a suposta movimentação de fertilizantes iria ocorrer nas áreas que integram o contrato de arrendamento transitório, sem que houvesse qualquer comunicação prévia. Também não haveria o atendimento das exigências técnicas e legais pra implantação da nova modalidade operacional de cargas.
🗣️ E você, o que pensa sobre essa situação?
Continua depois da publicidade
🔗 Clique aqui e participe da enquete do DIARINHO!
🤔⚓ O que você acha da proibição de exploração de cargas a granel no Porto de Itajaí?
- APS não tinha nada que passar por cima da decisão da superintendência, não queremos cargas "sujas"
- Nova modalidade operacional de cargas representaria mais dinheiro pra Itajaí
- JBS mostrou seu poderio, sou contra a proibição
- Não sei opinar ainda
De onde será o novo papa?
Na enquete da semana passada, o DIARINHO quis saber a opinião dos leitores sobre de qual continente será o novo líder da igreja católica. A escolha do novo pontífice deu o que falar no final de abril após a morte do papa Francisco no dia 21. Depois de muitos debates e discussões nas redes sociais, o conclave vai iniciar em 7 de maio.
Se o papado fosse decidido pelos leitores do DIARINHO, a escolha seria nos detalhes, já que as opções papa europeu e papa africano disputaram voto a voto. Confira o resultado:
De onde vem o novo papa?
- Tá na hora de ter um papa africano (31%)
- Europa, óbvio (30,7%)
- Vai Brasil! (16,1%)
- A cópia asiática de Francisco vai levar (12,7%)
- Vão seguir as origens de Francisco e escolher um representante das Américas (9,6%)