O deputado federal catarinense Zé Trovão (PL) protocolou na Câmara dos Deputados projeto de lei que vai obrigar o uso das cores da bandeira nacional para entidades públicas ou privadas que representem o país oficialmente. A proposta foi criada para proibir a CBF de utilizar uma provável camisa vermelha e preta na próxima Copa do Mundo, conforme divulgado por um site especializado em uniformes esportivos nesta semana.
Continua depois da publicidade
O projeto seguiu para aprovação das comissões na Câmara. O texto da lei inclui delegações esportivas, missões diplomáticas e consulares, delegações científicas, tecnológicas ou culturais, além de ...
O projeto seguiu para aprovação das comissões na Câmara. O texto da lei inclui delegações esportivas, missões diplomáticas e consulares, delegações científicas, tecnológicas ou culturais, além de organizações da sociedade civil que atuem em parceria com o poder público. Além dos uniformes, a proposta se aplica também a identidades visuais, materiais promocionais e institucionais.
Continua depois da publicidade
Entre as punições para o descumprimento da lei, estão advertência, suspensão de repasses públicos e até impedimento de representar oficialmente o Brasil por até dois anos.
"A bandeira nacional é o maior símbolo de nossa identidade. Suas cores carregam valores, história e a união do povo brasileiro. É essencial que, em todas as representações oficiais, essa simbologia esteja presente de forma visível e respeitosa. Trata-se de um ato de reverência à nossa história e de fortalecimento da imagem do país no cenário internacional ", defende Zé Trovão.
Continua depois da publicidade
Camisa polêmica
O uso de uma camisa que não seja com as cores da bandeira nacional seria inédito para o Brasil em copas do mundo. Segundo informações publicadas pelo site Footy Headlines, CBF e Nike teriam desenvolvido uma camisa número 2 em tons de vermelho desbotado com manchas pretas. O lançamento está previsto para março de 2026, meses antes da Copa. Outra novidade seria o uso da marca de Michael Jordan na camisa, e não do tradicional logo da Nike.