LUTO
Morre Biri, o morador de rua mais popular de Piçarras
Mauri Tavares perambulava com saco nas costas e pés descalços, mandando todo mundo “trabalhar”
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]





Uma das personalidades mais conhecidas de Balneário Piçarras foi encontrada sem vida na terça-feira, na restinga da orla central. O corpo de Mauri Tavares, idade estimada de 49 anos, o popular Biri, já estava em decomposição. De pés descalços sempre, ele vivia há décadas na rua e era muito conhecido da comunidade, que o tornou uma figura folclórica.
De origem humilde, Biri percorria as ruas de Piçarras sempre “correndinho”, como lembra o morador de Barra Velha, Carlos Castagnaro, que o conhecia há 20 anos. “Ele sempre mandava os outros trabalhar”, reforçou Carlos. “Sempre que eu o via parava o carro, perguntava se estava tudo bem e dava uns trocadinhos. Ele corria pra ir comprar pães, sanduíches, cigarro, o que dava”, lembra o morador.
Continua depois da publicidade
O bordão de Biri era realmente o famoso “vai trabalhar, vagabundo” – e outra marca registrada era um saco de pano ou plástico nas costas. Mas nem sempre ele foi morador de rua. Segundo lembra o jornalista Felipe Bieging, Mauri chegou a ter destaque pegando onda como bodyboarder na barra sul de Piçarras, nos anos 1990.
“O produtor cinematográfico e comerciante Jonatan Gentil homenageou Biri numa publicação, destacando sua presença constante pelas ruas e a profundidade de seu famoso bordão, interpretando-o como um reflexo das lutas diárias enfrentadas por aqueles à margem da sociedade”, lembrou Felipe.
Continua depois da publicidade
A prefeitura lançou nota oficial de pesar e como Biri era meme na internet há anos, a página dedicada a ele no Facebook expressou luto. “Descanse em paz, nosso Biri. Sua caminhada chegou ao fim”, postaram os idealizadores. Uma moradora acionou a PM para resgatar o corpo que estava na restinga há dois dias. Ele teria morrido de causas naturais. Não foram informados os locais do velório e sepultamento.