ITAPEMA
Molhes e píer turístico dão novo visual à orla
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A orla de Itapema ganhou um novo cartão postal em 2024, com os molhes da praia Central, inaugurados em dezembro. Foi feita a urbanização dos molhes do rio Bela Cruz, junto à ponte do Suspiro, e na foz do rio dos Oliveiras, entre o centro e Meia Praia, numa parceria no município com a iniciativa privada.
Mas a revitalização da orla não para por aí. Está em andamento a construção do píer turístico Oporto, no molhe da foz do rio Perequê, que vai abrigar a primeira unidade do Hard Rock Café “sobre as águas”. A plataforma que avança pelo mar terá uma série de atrações e área comercial com lojas, restaurantes, quiosques e espaços de convivência e eventos.
Continua depois da publicidade
Com área total de 18.274,29 m², o píer será o único na América Latina com estacionamento abaixo da plataforma principal. O local terá 226 vagas para veículos e capacidade para 50 vagas molhadas. As obras começaram em 2023 e têm previsão de entrega em 2026, fruto de parceria entre a prefeitura e empresas privadas, com investimento em torno de R$ 100 milhões.
Continua depois da publicidade
Transformação
O prefeito Alexandre Xepa (PL), que tem acompanhado de perto o andamento das obras, destaca que os atrativos do projeto vão transformar a orla. “Com cerca de 200 metros de extensão, estacionamento, espaço pra lojas e até academia com vista 360º pro mar, o píer vai trazer ainda mais movimento, turismo e oportunidade pra nossa cidade. É Itapema crescendo com parcerias, planejamento e os pés no chão”, disse.
Em abril, Xepa anunciou o início do estudo de Macroestruturação Estratégica de Itapema. O trabalho, que será tocado pela consultoria Urbtec, terá três grandes eixos que vão nortear o futuro da cidade: masterplan, plano de mobilidade urbana e plano de ação climática. “Estamos construindo um planejamento técnico, sério e comprometido com o futuro. Vamos resolver os desafios que enfrentamos hoje e preparar Itapema para os próximos 20, 30 anos — com mais qualidade de vida, estrutura e visão”, comentou.