urbanismo sustentável
Parcerias prometem transformar a Brava Norte em modelo
O projeto de R$ 6,3 milhões é uma parceria da prefeitura com a Associação dos Proprietários da Praia Brava Norte
João Batista [editores@diarinho.com.br]

No bairro com o metro quadrado mais caro de Itajaí, o trecho da avenida José Medeiros Vieira, a Beira-mar, no lado norte da Praia Brava, está ganhando obras de macrodrenagem e novas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O projeto de R$ 6,3 milhões é uma parceria da prefeitura com a Associação dos Proprietários da Praia Brava Norte (Aprobrava), num modelo que pode inspirar outras iniciativas na cidade. As melhorias ocorrem em 1,4 quilômetro da avenida, do Canto do Morcego até a lagoa do Cassino, com previsão de término em setembro.
Continua depois da publicidade
A obra vai ajudar na prevenção de alagamentos e erosões, na proteção da restinga e no saneamento da lagoa, contribuindo para a balneabilidade da praia. O projeto está num conjunto de mudanças que promete uma transformação estrutural que deve beneficiar não apenas moradores e frequentadores da região da Brava Norte, mas toda a cidade.
Novos caminhos
Projetos como o novo acesso pela avenida Osvaldo Reis, a revitalização da orla e a criação do parque do Canto do Morcego vão ampliar o acesso público, integrar áreas verdes e oferecer novas opções de lazer, mobilidade e convivência. As melhorias previstas prometem tornar a Brava Norte num exemplo de urbanismo contemporâneo, sustentável e acessível.
Continua depois da publicidade
As ações são impulsionadas pela Aprobrava, que tem atuado no desenvolvimento e custeio de projetos urbanísticos com foco em sustentabilidade, uso público e inovação. O presidente da associação, Celso Rauen, destaca a importância do engajamento da sociedade civil para acelerar melhorias estruturais em benefício coletivo.
“Estamos trabalhando para entregar infraestrutura de qualidade, com foco no bem-estar das pessoas, na valorização dos espaços públicos e na integração com a natureza. Esse tipo de projeto transforma a experiência urbana e promove um legado duradouro para a cidade”, explica.