Que emoção!
Alejo Muniz bate vice do ranking nos últimos segundos e avança no Mundial de Surfe
Surfista de Bombinhas derrotou o havaiano Barron Mamiya por apenas 0.10 em El Salvador
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]

O surfista de Bombinhas, Alejo Muniz, conseguiu uma virada histórica no round 3 da etapa de Punta Roca, em El Salvador, da Liga Mundial de Surfe (WSL) nesta quinta-feira. Enfrentando o vice-líder do ranking, o havaiano Barron Mamiya, o catarinense venceu na última onda, faltando 30 segundos para o fim, e por uma diferença mínima de 0.10. Alejo enfrenta nas oitavas o americano Cole Houshmand.
Barron saiu na frente após 12 minutos de bateria com uma nota 4.00, mas Alejo virou em seguida com uma série de seis manobras, que lhe renderam um 5.50. O havaiano respondeu com três manobras, somando 3.50 e reassumindo a liderança, além de ficar com a prioridade. O brasileiro conseguiu 4.40 para virar novamente, mas faltando cinco minutos para o fim, o adversário fez a melhor nota da bateria, com 6.83.
Continua depois da publicidade
Alejo tinha a prioridade e esperou o tempo necessário para aparecer uma boa oportunidade. E ela veio apenas 30 segundos do fim, quando o surfista de Bombinhas acertou uma boa sequência e fez 5.43 pontos, vencendo a bateria com 10.93 contra 10.83 do havaiano.
“Batalhei tanto pra estar aqui, era o momento de arriscar. Quando eu vi aquela última onda eu falei, ‘tô confiante’, sabia o que tinha que fazer o que eu quero fazer, sabia que tinha que ir para o tudo ou nada na primeira sessão, e graças a Deus tudo certo”, comemorou o surfista após a bateria.
Continua depois da publicidade
Em sua volta a elite do surfe mundial após oito anos, Alejo chegou a fase de oitavas pela primeira vez em quatro etapas da temporada. “Uma bateria super importante pra mim, não tinha conseguido passar do terceiro round ainda, sabia que era uma onda que eu poderia fazer isso, que encaixava o meu surfe. Estava contra o Barron, que é um cara que está no topo do ranking, ele virou a bateria, mas no finalzinho eu só acreditei, e quando a onda veio eu mantive a confiança, e acho que a torcida gritou bastante e ajudou”, completa.
Além de Muniz, outros quatro brasileiros se classificaram para a próxima fase, entre eles Yago Dora, de Florianópolis. João Chianca, Italo Ferreira e Miguel Pupo também seguem na disputa do título da etapa.