Uma parceria do Porto de Itajaí com o Órgão de Gestão da Mão de Obra (Ogmo) de Itajaí vai permitir a publicação de edital para contratação de trabalhadores portuários avulsos após 20 anos sem novas admissões. A última seleção foi em 2004. São previstas 122 novas vagas para o cargo de capatazia, responsável pela movimentação de cargas dentro dos terminais.
Continua depois da publicidade
A medida foi discutida em reunião nesta semana, entre o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, e o diretor-executivo do Ogmo, Jhon da Rocha. Segundo o superintendente ...
A medida foi discutida em reunião nesta semana, entre o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, e o diretor-executivo do Ogmo, Jhon da Rocha. Segundo o superintendente, a abertura de novas vagas representa um avanço significativo para o setor.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a mão de obra avulsa soma cerca de 500 trabalhadores no porto.
“O Porto de Itajaí se torna ainda mais competitivo, além de aumentar o faturamento, ampliar a mão de obra e gerar renda para os trabalhadores itajaienses”, destacou.
Continua depois da publicidade
O chefão do Ogmo lembrou que a abertura do edital é uma solicitação antiga e necessária para atender ao aumento da demanda portuária. Em Itajaí, além da retomada da movimentação de contêineres, o porto tem alavancado a movimentação de cargas gerais, que dependem da mão de obra avulsa.
“Há muitos anos aguardamos a abertura deste edital para inscrição de novos trabalhadores portuários avulsos no cadastro do Ogmo Itajaí. Agora, diante da necessidade de mão de obra avulsa para atender toda a movimentação portuária, estamos projetando 122 novas vagas”, informou Jhon.
As oportunidades para o cargo de capatazia terão os requisitos divulgados no próprio edital, previsto para ser lançado no próximo mês. O salário dependerá do sistema de trabalho e da demanda. Além disso, o trabalhador precisará se habilitar nas convenções e seguir os acordos coletivos entre operadores portuários e sindicatos da categoria.