A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a decisão que tinha proibido a venda da pasta de dente Colgate Clean Mint por causa de reações adversas aos consumidores. A suspensão foi diante de recurso apresentado pela empresa. No entanto, a Anvisa manteve um alerta sanitário sobre os riscos do uso do produto, enquanto conduz o processo administrativo contra a empresa.
Continua depois da publicidade
A proibição de venda da pasta de dente tinha sido determinada na quinta-feira passada, após relatos de efeitos adversos. Entre os principais sintomas estão inchaço nas amígdalas, lábios e boca, sensação ...
A proibição de venda da pasta de dente tinha sido determinada na quinta-feira passada, após relatos de efeitos adversos. Entre os principais sintomas estão inchaço nas amígdalas, lábios e boca, sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca; boca seca; gengiva irritada; e vermelhidão. No mesmo dia, a Colgate entrou com recurso, conseguindo suspender a decisão.
Continua depois da publicidade
"Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores", informou a empresa em nota.
A decisão da Anvisa determinava a interdição de todos os lotes do Colgate Total Clean Mint. Alguns Procons já tinham iniciado ações de fiscalização em mercados e farmácias, pra retirada dos produtos das prateleiras. A pasta é uma versão nova de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12, que teve mudança na fórmula e no nome.
Continua depois da publicidade
Apesar de a decisão ser suspensa por força de recurso, na sexta-feira a Anvisa divulgou um alerta sanitário, orientando os consumidores a notificarem reações indesejáveis no uso de creme dental. A ideia é que os registros ajudem na investigação pela Anvisa. A notificação pode ser feita pelo sistema Notivisa, neste link https://notivisa.anvisa.gov.br/frmLogin.asp.
“O alerta sanitário é uma manifestação técnica que aborda sinais de riscos associados a algum produto sujeito à vigilância sanitária e servem como orientação aos consumidores e profissionais de saúde. Este alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação”, explicou o órgão.
Recomendações
A Anvisa informou que recebeu relatos de reações adversas que indicam que a presença de fluoreto de estanho, conhecido pelas funções antimicrobiana e anticárie, pode estar associada a reações indesejáveis nos consumidores. O alerta recomenda que as pessoas observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto persista, é indicado procurar um profissional de saúde.
Já os profissionais de serviços de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para pessoas sensíveis. Os fabricantes devem garantir que os rótulos dos produtos tenham informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.