A ligação do Mercado do Peixe, em Itajaí, à rede coletora de esgoto, obra esperada há décadas, será de responsabilidade do próprio mercado, segundo explicou o Semasa. As adequações poderão ser feitas após a conclusão da obra de ampliação da rede na região central, com projeto anunciado na semana passada.
Continua depois da publicidade
O Semasa destacou que é responsável apenas pelas obras de infraestrutura externa pra permitir a conexão do esgoto do mercado à rede coletora. “A ligação e demais adequações internas terão ...
O Semasa destacou que é responsável apenas pelas obras de infraestrutura externa pra permitir a conexão do esgoto do mercado à rede coletora. “A ligação e demais adequações internas terão que ser executadas pelo próprio mercado”, adianta.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos serão executados ao longo desta semana, estendendo a rede em quase 200 metros, desde a rua Lauro Müller até a avenida Paulo Bauer, passando pela rua Joinville.
O Semasa ainda esclarece que a obra, com custo de R$ 100 mil, não foi feita antes porque o Mercado do Peixe exigiu a elaboração de um projeto específico, “em função de diferenças topográficas em relação à área mais próxima em que a rede coletora foi inicialmente instalada”.
Continua depois da publicidade
Apesar da expectativa de que a obra resolva o problema de mau cheiro vindo dos bueiros e da limpeza de peixes no entorno do mercado, o Semasa ressalta que outros cuidados também são necessários pra garantir as melhorias.
“É preciso esclarecer que estará sendo realizada a instalação da tubulação para o esgoto sanitário (banheiros, cozinha), mas é essencial a utilização da caixa de gordura. Até porque, com relação ao mercado, o principal é a manipulação do pescado e estes não deverão passar pelo sistema de coleta de esgoto”, informa.