Imagens fortes do canil do Departamento de Atenção Animal (Daba), mantido pela Prefeitura de Navegantes, caíram na internet neste final de semana. O vídeo, com uma voz narrando, mostra sujeira, animais doentes ou após recentes cirurgias.
Continua depois da publicidade
“O órgão que era para estar protegendo animais de rua está fazendo exatamente o oposto”, detalha o narrador, mostrando “condições insalubres atrás de cada grade onde os animais estão reunidos. O ...
“O órgão que era para estar protegendo animais de rua está fazendo exatamente o oposto”, detalha o narrador, mostrando “condições insalubres atrás de cada grade onde os animais estão reunidos. O vídeo foi postado inicialmente pela internauta Simone Lara, na rede social Facebook, e depois repercutiu entre portais e influenciadores.
Continua depois da publicidade
A atual responsável pela Proteção Animal, Sol Dapper, alegou que o vídeo é editado e tendencioso.
Um dos críticos das imagens é o professor Tarcísio Weise, que no Instagram repercutiu as cenas e cobrou um posicionamento imediato da administração municipal. Nos comentários da página de Weise, a comunidade pediu a presença do Ministério Público e até eventual interdição do Daba.
Continua depois da publicidade
No mesmo vídeo, uma segunda voz de fundo – atribuída a um possível servidor público – diz que sofre pressões tanto da comunidade como de políticos a pior parte, para acolher mais cachorros, em meio a um abrigo já superlotado. O narrador acusa a situação como negligência e uma falsa política pública em busca de votos, onde os gatos acolhidos, por exemplo, estariam dormindo sobre areia de construção.
Secretária diz que vídeo foi editado
O DIARINHO entrou em contato com o vereador Júlio Bento (PSD), presidente do Legislativo e que também chegou a postar as imagens. Questionado se eram imagens reais do Daba e denúncias consistentes, o parlamentar não se posicionou sobre o assunto. A secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sorilei Thiele Dapper, a Sol, ex-vereadora, foi quem se posicionou.
Sol disse que o vídeo é editado e tendencioso – uma verdadeira “armação”, nas palavras dela. Mas admitiu que o local está sofrendo com falta de espaço e que das 24 baias existentes, 19 estão ocupadas, por exemplo, com pitbulls encaminhados pelo judiciário e que precisam de espaço individual, porque são agressivos.
“Há ainda espaços obrigatórios para animais recolhidos de moradores de rua ou mulheres que deixam suas casas em virtude de medidas protetivas”, relaciona Sol. “E ali há um vídeo do ano passado, ocasião em que Navegantes foi alagada por forte chuva, situação resolvida em poucos dias. Ou seja, é muita maldade editar um vídeo desses”, considerou.
Sol convidou o DIARINHO para visitar pessoalmente o departamento e conferir o que, segundo ela, são avanços da administração de Libardoni Fronza, o prefeito Liba (PSD). “Eram 300 castrações por ano, agora são 3 mil. Oferecemos ultrassom, hemograma completo, veterinários, e ampliamos de 10 para até 40 consultas diárias, sempre respeitando a normativa da renda familiar”, completou ela. “Ao invés de editar vídeo, porque não compartilham as fotos dos animais para adoção?”, questionou.
Continua depois da publicidade